Reuniões e eventos de agosto fortalecem atuação do Mater Natura em diferentes frentes socioambientais

Compartilhe esse conteúdo

Participamos ativamente, entre agosto e início de setembro de 2025, de uma série de reuniões, encontros e eventos estratégicos voltados à conservação da biodiversidade, à gestão participativa e à articulação socioambiental em diferentes escalas.

Participação em conselhos e grupos de trabalho

Nos dias 14 e 25 de agosto, representantes do Mater Natura marcaram presença em duas reuniões extraordinárias do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL). As pautas envolveram desde o Projeto de Recuperação da Orla de Guaratuba, conduzido pela Prefeitura, IAT e UNILIVRE, até a análise dos impactos de empreendimentos lineares nas Unidades de Conservação do Litoral do Paraná. Também foi apresentado o Projeto Estudos da Restauração, desenvolvido pelo Mater Natura, com foco em estratégias de conservação no território da Mata Atlântica.

O coordenador do projeto “Estudos da Restauração”, realizado pelo Mater Natura, Daniel Zambiazzi Miller, apresentou o projeto na 26ª Reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL), no dia 14 de agosto

Ainda em agosto, o instituto esteve representado na 10ª reunião do Conselho Estadual dos Recursos HídricosCERH/CETINS, que tratou da atualização da Resolução Conjunta sobre o Manual de Operações do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e em encontros dos GTs do Projeto Adaptando Unidades de Conservação (Lageamb/FGBPN), do GT Territorial do PNSHL e do GT Comunicação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

10ª reunião do CERH/CETINS

Articulação socioambiental em rede

No dia 03 de setembro, participamos de uma reunião online com técnicos dos 5 projetos do edital Chamamento IBAMA 02/2018, entre eles o do Mater Natura. O objetivo foi apresentar os indicadores ambientais mínimos e seus valores de referência para apoiar o monitoramento efetivo destes projetos, e para definir a metodologia mínima dos indicadores (cenários, 7 indicadores, descrição deles e os resultados esperados para cada indicador), nos 3 cenários de restauração.

Reunião online no dia 03 de setembro com técnicos dos 5 projetos do edital IBAMA 02/2018, entre eles o do Mater Natura

No dia 19 de agosto, participamos do 3º Encontro dos Núcleos de Cooperação Socioambiental da Região Metropolitana de Curitiba, promovido pela Itaipu Binacional. A programação destacou o desenvolvimento de projetos de impacto coletivo, oficinas de monitoramento e avaliação com indicadores e a formação midiática e educomunicacional para jovens, fortalecendo a atuação em rede dos núcleos socioambientais.

3º Encontro dos Núcleos de Cooperação Socioambiental da Região Metropolitana de Curitiba, promovido pela Itaipu Binacional, no dia 19 de agosto

Também em parceria com a Itaipu, no dia 13 de agosto, realizamos uma atividade conjunta na Aldeia Indígena Ava Guarani Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, para reforçar a importância do diálogo intercultural e da inclusão das comunidades tradicionais em processos socioambientais. A reunião teve como foco esforços conjuntos para a implementação de um sistema agroflorestal na aldeia, com o objetivo de contribuir para a segurança alimentar e demandas para artesanato com uso de produtos não madeireiros, por meio de um sistema produtivo alinhado com a conservação da natureza.

Atividade conjunta do Mater Natura e Itaipu na Aldeia Indígena Ava Guarani Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, no dia 13 de agosto

Ao longo do mês, o projeto Diálogo UC, do Mater Natura, realizou diversas reuniões de planejamento com GTs territoriais das Unidades de Conservação (UCs) do território da APA de Guaratuba para acompanhamento da implantação de sete planos de intervenção para fortalecer a gestão participativa dessas UCs e seu entorno.

No dia 20 de agosto, foi realizada uma reunião com o GT territorial do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais (PNMIC) e a comunidade pesqueira de Pontal do Paraná, na sede da Colônia de Pescadores Z5 – a primeira ação de um plano de intervenção acompanhado pelo projeto. A iniciativa e o plano foram apresentados, seguidos de um diálogo sobre o fortalecimento dos espaços de participação e a proposta da elaboração de uma cartilha sobre a UC de forma participativa, com um levantamento inicial de temas relacionados à pesca para o material. No dia 29 de agosto, o GT fez também uma reunião com os pescadores da Colônia Z4 de Matinhos para levantar temas pertinentes à pesca para a cartilha.

Conhecimento, educação ambiental e biodiversidade

O Mater Natura contribuiu ainda em iniciativas de sensibilização e troca de conhecimento. No dia 16 de agosto, Peterson Leivas apresentou dados sobre a Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Paraná durante a roda de conversa “Biodiversidade na Grande Curitiba”, realizada na RPPNM Airumã, em evento da APAVE – Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana. 

No dia 16 de agosto, Peterson Leivas apresentou dados sobre a Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Paraná durante a roda de conversa “Biodiversidade na Grande Curitiba”, realizada na RPPNM Airumã

No dia 26 de agosto, Ana Paula Silva representou o instituto em uma palestra na Deutsche Schule – Escola Alemã de Curitiba, em parceria com o Instituto Natureza Karuna. A apresentação foi sobre ações sustentáveis na prática, bem como as diferentes expertises e campos que um profissional pode atuar na área da conservação da natureza, para os estudantes das turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano. 

Foram apresentadas as experiências das instituições, destacando a importância dos diferentes conhecimentos profissionais e técnicas. Durante o mês de setembro, a turma do 7º ano da escola terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as ações de conservação em uma visita na Sociedade Chauá, instituição parceira que atua com espécies da flora raras e ameaçadas de extinção da Mata Atlântica.

No campo da formação técnica e capacitação para Controle e Licenciamento, o Mater Natura foi citado em duas oportunidades durante o Seminário & Minicurso de Licenciamento Florestal, promovido pelo Instituto de Engenharia do Paraná – IEA, em 6 de agosto.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Conecta UC é concluído com diagnósticos sobre populações tradicionais e produção agroecológica no Lagamar paranaense

O projeto Conecta UC: integrando unidades de conservação do Lagamar paranaense, desenvolvido entre 2024 e 2025, concluiu suas atividades. Ao longo de mais de um ano de trabalho, a equipe do projeto dedicou-se a diagnosticar a ocupação territorial e os modos de vida das populações tradicionais e a mapear a cadeia produtiva agroecológica no entorno

Rolar para cima