Projeto executado pelo Mater Natura estudará interações entre espécies de beija-flores e plantas na Mata Atlântica

Compartilhe esse conteúdo

24 de novembro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
Atualizado em 26 de novembro de 2019.

Neste mês de novembro foi formalizado contrato de patrocínio para mais um novo projeto do Mater Natura. Agora, o Instituto tem em seu portfólio um total de 87 projetos concluídos ou em desenvolvimento.

O  projeto será executado de novembro de 2019 a Outubro de 2021, e resulta da parceria com a Universidade Federal do Paraná – UFPR através do Laboratório de Interações e Biologia Reprodutiva, que se responsabilizará por sua coordenação técnica, sendo o Mater Natura o responsável por sua gestão administrativa e financeira.

Trata-se do projeto Developing the predictive ecology of plant-animal interaction sacross space and time (“Desenvolvendo a ecologia preditiva das interações planta-animal através do espaço e do tempo”), a ser financiado pelo European Research Council (ERC), e tendo o Swiss Federal Institute for Forest, Snow and Landscape Research (WSL) como parceiro técnico internacional.

Esse projeto visa avaliar a variação espacial da diversidade de interações entre plantas e beija-flores em um gradiente altitudinal da Mata Atlântica com a finalidade de entender como as espécies e as interações respondem às mudanças ambientais causadas pelo homem, , tendo como um dos seus objetivos propor medidas de conservação da biodiversidade e os serviços ecossistêmicos que ela sustenta.

Neste projeto é proposta a análise de atributos funcionais e de redes complexas para o entendimento dos processos organizadores de comunidades em uma escala local e regional em assembleias de beija-flores e suas fontes de néctar na Mata Atlântica. A presente proposta reúne perguntas realizadas em escalas locais na Mata Atlântica, com coletas de dados em campo, que se integram a perguntas em escala regional através da avaliação das redes de interações e diversidade funcional e filogenética em um gradiente altitudinal. Serão feitas amostragens em três cotas altitudinais no Sudeste brasileiro. A cota altitudinal baixa será amostrada no Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Picinguaba (Ubatuba-SP); a cota altitudinal média,no Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Cunha (Cunha-SP) e a cota altitudinal alta , no Parque Nacional do Itatiaia (Itatiaia-RJ).

 

Parque Nacional do Itatiaia - Um dos locais de coleta.
Parque Nacional do Itatiaia (RJ) – Um dos locais de coleta.

As perguntas em escala local envolvem as interações locais, o efeito da limitação polínica sobre a aptidão das plantas e o levantamento da diversidade funcional. Em escala regional, será avaliada a dissimilaridade biótica entre áreas, que é uma ferramenta importante para detectar padrões em ecologia de comunidades, biogeografia e evolução e que pode ser usada para inferir processos subjacentes. Neste aspecto, a avaliação do turnover de interações a partir de seu componente de diversidade beta de espécies e diversidade beta de reconexões serão consideradas. Desta forma, um arcabouço analítico extenso está sendo considerado para subsidiar entendimento científico dos processos envolvidos nas interações entre espécies de beija-flores e plantas na Mata Atlântica.

Beija-flor na Mata Atlântica.
Beija-flor na Mata Atlântica.


Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Confira as novidades de março de 2024 dos projetos do Mater Natura

Gestão de projetos de estudos do Patrimônio Espeleológico no Paraná Em 25 de março de 2021, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por intermédio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), firmaram com a empresa Margem Companhia de Mineração (Supremo Cecil Cimentos) o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica

Rolar para cima