Projeto Conecta UC realiza atividades com comunidades do Lagamar Paranaense

Compartilhe esse conteúdo

Nos dias 28 e 29 de abril, realizamos uma série de reuniões devolutivas com lideranças de 19 comunidades tradicionais nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Morretes. As atividades fazem parte do Projeto Conecta UC, realizado pelo Mater Natura com apoio do Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná (TAJ Litoral do Paraná), que visa fortalecer a integração entre Unidades de Conservação no território do Lagamar Paranaense. 

As devolutivas apresentaram os diagnósticos sobre modos de vida e uso do território pelas comunidades, elaborados a partir de oficinas realizadas ao longo do projeto. Os documentos foram entregues digitalmente e, em alguns casos, impressos, após validação das lideranças locais.

Além disso, durante a saída de campo, foram captadas imagens para o documentário “Farinheiras de Morretes” (nome provisório), que retrata o resgate da tradição da produção artesanal de farinha na comunidade do Mundo Novo do Saquarema. O filme contará com entrevistas de moradoras mais antigas da região e será lançado ainda este ano. 

As próximas etapas do projeto incluem reuniões com comunidades que ainda não receberam os materiais, apresentações dos diagnósticos nos conselhos das Unidades de Conservação envolvidas e a finalização do documentário.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Câmeras no alto das árvores para observar animais que comem e dispersam sementes

Projeto monitora comportamento da fauna dispersora de sementes no litoral do Paraná  Uma das ações em destaque do projeto “Estudos da Restauração – Pesquisa, Estruturação e Planejamento” é o monitoramento da frugivoria em árvores raras e ameaçadas de extinção, como forma de compreender as interações entre fauna e flora e subsidiar estratégias de conservação. Com

Notícias

VETA TUDO, LULA! Mobilização contra o PL da Devastação

No último sábado (2 de agosto), Curitiba e, ao menos, outras 34 cidades brasileiras se uniram em protesto contra o Projeto de Lei 2159/2021, o chamado PL da Devastação, aprovado pelo Congresso Nacional na madrugada do dia 17 de julho. A proposta representa um grave retrocesso na política ambiental brasileira, ameaçando biomas, comunidades tradicionais, a

Rolar para cima