Projeto Conecta UC realiza atividades com comunidades do Lagamar Paranaense

Compartilhe esse conteúdo

Nos dias 28 e 29 de abril, realizamos uma série de reuniões devolutivas com lideranças de 19 comunidades tradicionais nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Morretes. As atividades fazem parte do Projeto Conecta UC, realizado pelo Mater Natura com apoio do Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná (TAJ Litoral do Paraná), que visa fortalecer a integração entre Unidades de Conservação no território do Lagamar Paranaense. 

As devolutivas apresentaram os diagnósticos sobre modos de vida e uso do território pelas comunidades, elaborados a partir de oficinas realizadas ao longo do projeto. Os documentos foram entregues digitalmente e, em alguns casos, impressos, após validação das lideranças locais.

Além disso, durante a saída de campo, foram captadas imagens para o documentário “Farinheiras de Morretes” (nome provisório), que retrata o resgate da tradição da produção artesanal de farinha na comunidade do Mundo Novo do Saquarema. O filme contará com entrevistas de moradoras mais antigas da região e será lançado ainda este ano. 

As próximas etapas do projeto incluem reuniões com comunidades que ainda não receberam os materiais, apresentações dos diagnósticos nos conselhos das Unidades de Conservação envolvidas e a finalização do documentário.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Dia da Mata Atlântica: um alerta em defesa da vida

Neste 27 de maio, Dia Nacional da Mata Atlântica, mais do que comemorar, precisamos agir. Um dos biomas mais ricos do planeta — e também um dos mais ameaçados — enfrenta hoje mais um grande risco: o Projeto de Lei 2.159/2021, apelidado por organizações ambientais de PL da Devastação. O Brasil abriga cerca de 20%

Notícias

5 espécies incríveis que protegemos com nossos projetos na Mata Atlântica

Bicudinho-do-brejo – foto: Gabriel Marchi No Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado em 22 de maio, destacamos cinco espécies emblemáticas da Mata Atlântica que estão no centro de nossas ações de conservação. A data, criada pela ONU, tem como tema em 2025 “Harmonia com a natureza e desenvolvimento sustentável”, reforçando a importância da biodiversidade para o

Rolar para cima