Prêmios e Reconhecimentos recebidos: A Sociedade valorizando os trabalhos do Mater Natura

Compartilhe esse conteúdo

22 de Setembro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.  

Na seção quem somos/prêmios do site do Mater Natura apresentamos a relação de onze prêmios ou reconhecimentos que instituições públicas e privadas concederam ao Instituto, como forma de valorizar nossas atividades e projetos.

O mais antigo deles remonta a 1996, quando o Brasil selecionou um conjunto de experiências bem-sucedidas nas áreas de habitação e política urbana em cidades de nosso país de forma a integrar o Relatório Brasileiro encaminhado para o HABITAT II – 2ª Conferência das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, realizada em Istambul (Turquia), em junho de 1996. O projeto “Auditoria Não-Governamental ao Programa de Saneamento da Região Metropolitana de Curitiba (PROSAM)”, coordenado pelo Mater Natura, foi uma dessas iniciativas. Na figura 1 temos o detalhe da capa da publicação do citado relatório.

Fig. 1: Capa da publicação Habitat II.
Fig. 1: Capa da publicação Habitat II.

Nossas atividades em prol da proteção do patrimônio espeleológico brasileiro também fazem parte deste rol de reconhecimentos, na forma de homenagem da Sociedade Excursionista Espeleológica (Ouro Preto – MG), em 1997, e de certificado recebido da Secretaria de Estado da Cultura, em 2003, pela relevante atuação em prol do Patrimônio Cultural do Paraná.

O “Programa de Educação Ambiental na Área de Proteção Ambiental do Iraí (ProLago do Iraí)”, que desenvolvemos entre 2001 a 2005, foi contemplado com duas premiações, sendo a primeira em 2003, quando foi finalista na categoria “Água-ONG”, no Prêmio Super Ecologia 2003, promovido pela revista Superinteressante. O segundo ocorreu em 2006, ocasião em que fomos escolhidos como uma das cinco instituições da Região Sul do Brasil agraciadas pelo Ministério das Cidades no concurso nacional: “Experiências bem Sucedidas em Educação Ambiental para o Saneamento”, com o referido case.

A peça publicitária “Elevador Jaula” foi produzida pela Agência Opus Múltipla para o Mater Natura, visando o combate ao tráfico de animais silvestres. Ela ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, como o troféu prata na categoria “Not for Profit, Charities Public Sector” da edição 2013 do Globe Awards internacional; troféu bronze na categoria “Melhor Campanha de Responsabilidade social” do Ampro Globes Awards; troféu ouro na categoria Social ou Comunitária do Prêmio Colunistas Promo Paraná 2013 e o troféu prata na categoria Educação Pública no Prêmio Voto Popular About Indoor 2014.

Igualmente, fomos os vencedores em três edições anuais da maior premiação ambiental da Região Sul do País, o Prêmio Expressão de Ecologia. Sendo a primeira em 2008 (16ª edição), concedida em reconhecimento ao projeto “Ecolista – Cadastro Nacional de Instituições Ambientalistas”. Na 22ª edição do Prêmio, em 2015, o projeto agraciado foi o “ConBio: capacitação para conservação da Mata Atlântica”. E, neste ano de 2019, conquistamos o prêmio por meio do case “Desvendando a biodiversidade de anfíbios anuros da Mata Atlântica do Paraná e Santa Catarina”, que relata os estudos e projetos realizados para a conservação da diversidade destes animais na Mata Atlântica e que resultaram na descoberta de 21 novas espécies de sapinhos.

Prêmio Expressão de Ecologia. case “Desvendando a biodiversidade de anfíbios anuros da Mata Atlântica do Paraná e Santa Catarina.
Prêmio Expressão de Ecologia 2019. Case “Desvendando a biodiversidade de anfíbios anuros da Mata Atlântica do Paraná e Santa Catarina”.

O Mater Natura também recebeu o Prêmio Muriqui 2018 – Categoria: Prêmio Especial Pessoa Jurídica, concedido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA), sendo este um importante reconhecimento às ações que promovem o estudo e a conservação do bioma Mata Atlântica.

E o mais recente reconhecimento foi concedido neste mês de setembro de 2019 pelo Sistema FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Trata-se do “Selo SESI 2019 – Empresa comprometida com os ODS”, que homenageia as instituições comprometidas com as práticas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o papel como articulador do crescimento sustentável do Paraná.

“Selo SESI 2019 - Empresa comprometida com os ODS”
“Selo SESI 2019 – Empresa comprometida com os ODS”
Prêmio Muriqui e Prêmios Expressão Ecologia, edições 2008, 2015 e 2019.
Prêmio Muriqui e Prêmios Expressão Ecologia, edições 2008, 2015 e 2019.

 



Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Eventos

Plano de Restauração da Mata Atlântica no Alto Paraná aponta os caminhos para a restauração na região

1º de julho de 2022, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais. Material foi elaborado pelo Mater Natura em parceria com o WWF-Brasil e aborda aspectos socioeconômicos para o fortalecimento da cadeia da restauração O “Plano de Restauração da Mata Atlântica na Ecorregião do Alto Paraná”, um documento norteador e que reúne

Prêmios

HOMENAGEM DO SINDIVET-PR

O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Paraná (Sindivet-PR), em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), realizou em 27 de maio um evento comemorativo ao Dia Nacional da Mata Atlântica. A fim de reconhecer as boas práticas já realizadas em torno da proteção à biodiversidade, o Sindivet

Rolar para cima