Pacto Mata Atlântica: 15 anos de impacto e atuação histórica na Conferência da SOBRE

Compartilhe esse conteúdo

Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, movimento coletivo dedicado à conservação e restauração do bioma, celebrou seus 15 anos de existência com uma atuação marcante na V Conferência Brasileira de Restauração Ecológica promovida pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), entre os dias 8 a 12 de julho no campus da Univasf em Juazeiro (BA). Além de comemorar sua trajetória, o Pacto demonstrou seu compromisso contínuo com a causa ambiental, participando ativamente de diversas iniciativas e liderando discussões importantes.

O Instituto Mater Natura, Unidade Regional no Paraná e membro fundador do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, participa ativamente do movimento desde abril de 2009, integrando seu Conselho Nacional e contribuindo em Grupos de Trabalho e Forças Tarefa.

Em recente reunião do Conselho, foram apresentados avanços importantes, como o “Protocolo de Monitoramento da Restauração da Mata Atlântica e da Amazônia via Sensoriamento Remoto”, desenvolvido em parceria com a Aliança pela Restauração da Amazônia. O protocolo detalha o uso de tecnologias como drones com sensores Lidar para monitorar o progresso da restauração florestal.

Outro destaque foi o “Guia 10 Ações de Respeito & Inclusão”, elaborado pela Força Tarefa Social e Gênero do Pacto, com a participação ativa de Ana Paula Silva, coordenadora de projetos do Mater Natura.

WhatsApp Image 2024-07-30 at 14.50.36

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biodiversidade

Sapo menor que a ponta de um lápis é descoberto em montanha de Santa Catarina

Registro reforça a relevância da Mata Atlântica e o protagonismo de pesquisadores do Mater Natura na descrição de espécies raras e endêmicas Brachycephalus lulai, espécie entre 8 e 13,4 mm encontrada no topo da Serra do Mar. FOTO: Luiz Fernando Ribeiro/Mater Natura. O topo úmido e frio de uma montanha da Serra do Mar, em

Notícias

Encontro do Meio integra Unidades de Conservação e comunidade na etapa central do Projeto Diálogo UC

Representantes das seis UCs do território da APA de Guaratuba e da Comunidade Mundo Novo do Saquarema se reuniram para revisar avanços, alinhar estratégias e fortalecer a gestão participativa do território. Participantes das seis Unidades de Conservação e da Comunidade Mundo Novo do Saquarema durante o Encontro do Meio, etapa central do Projeto Diálogo UC.

Rolar para cima