Projeto que será executado pelo Mater Natura contribuirá com a conservação de “peixe-das-nuvens”

Compartilhe esse conteúdo

25 de Agosto de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Em meados de julho a Fundação Grupo Boticário comunicou os 14 projetos selecionados no Edital de Apoio a Projetos 2019 (Figura 1), entre eles dois propostos pelo Mater Natura. Apresentamos aqui um desses projetos, o “Conservação de duas espécies de peixes anuais criticamente ameaçadas de extinção no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo”. O período de execução deverá ser entre setembro de 2019 a setembro de 2021 (24 meses).

São parceiros do Mater Natura no desenvolvimento desse projeto a Universidade Estadual Paulista – UNESP, campi Registro e do Litoral Paulista, e o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP). E a equipe executora é composta pelos seguintes técnicos e pesquisadores: Domingos Garrone Neto (responsável técnico), Eduardo Antonio Sanches, Eduardo Omena Santinelli, Gabriel Raposo Silva de Souza, Marcos Ricardo Bornschein e Osvaldo Takeshi Oyakawa.

Anúncio das Iniciativas Selecionadas no Edital de Apoio a Projetos de 2019 da Fundação Grupo Boticário
Figura 1: Anúncio das Iniciativas Selecionadas no Edital de Apoio a Projetos de 2019 da Fundação Grupo Boticário

O objetivo do estudo será o de contribuir com a conservação de duas espécies criticamente ameaçadas de peixes anuais da família Rivulidae, Campellolebias dorsimaculatus e C. intermedius, por meio de ações in situ e ex situ. Os trabalhos serão realizados no Vale do Ribeira e no Litoral Sul do Estado de São Paulo, em sinergia com o Plano de Ação Nacional (PAN) Rivulídeos e do recém-criado PAN para a Conservação das Espécies de Peixes e Eglas Ameaçadas de Extinção da Mata Atlântica, o PAN PEMA.

Nas proximidades da foz do rio Ribeira de Iguape, assim como em toda a região costeira do Litoral Sul de São Paulo, onde as configurações geomorfológicas equivalem a planícies costeiras, grandes áreas de restinga estão sob intenso processo de ocupação humana. Como consequência, habitats únicos onde há a ocorrência de representantes da família Rivulidae, como as espécies do gênero Campellolebias, correm sério risco de destruição, o que pode levar a uma extrema redução populacional ou até mesmo a sua extinção.

Nesse contexto, diante ao desafio de colaborar com a conservação das espécies de peixes anuais, o presente projeto seguirá algumas metas propostas pelo PAN Rivulídeos, com o objetivo geral de realizar o diagnóstico de duas espécies endêmicas e criticamente ameaçadas, C. dorsimaculatus e C. intermedius, na região do Vale do Ribeira e no Litoral Sul do Estado de São Paulo. Pretende-se mapear os locais de ocorrência, com bases em registros históricos, efetuar consultas a coleções/especialistas e trabalhos de campo, caracterizar os habitats ocupados e as populações naturais, avaliar o estado de conservação das espécies, produzindo-se gráficos preditores da sua preferência por habitat e dados a respeito da sua vulnerabilidade aos diferentes vetores de pressão, estruturar um plantel ex situ de reprodutores e realizar atividades de divulgação científica e sensibilização do público leigo a respeito dessas espécies nas suas áreas de ocorrência.

Os resultados obtidos poderão contribuir diretamente com algumas das metas propostas pelo PAN Rivulídeos, no âmbito da realização de pesquisas sobre a sua biologia, seu comportamento e sua distribuição, além de estabelecer em plantel ex situ de reprodutores e uma rede de cooperação entre pesquisadores de entidades como o Museu de Zoologia da USP, dois campi da UNESP (Registro e São Vicente) e o CEPTA/ICMBio. Será possível preencher uma lacuna de informação de mais de dez anos a respeito da ocorrência de C. dorsimaculatus e C. intermedius, confirmando-se ou não a sua permanência na área estudo, com reflexos diretos para a sua conservação. Estimativas de abundância, bem como a avaliação sobre o estado de conservação das espécies poderão contribuir com discussões a respeito da proteção desses rivulídeos e de seus locais de ocorrência.

O plantel de reprodutores abrirá uma nova frente de pesquisa e poderá subsidiar programas futuros de manejo, uma vez que C. dorsimaculatus e C. intermedius fazem parte das 819 espécies de peixes raros de água doce no Brasil e possuem área de ocupação estimada em menos de 10 km². As atividades educativas poderão diminuir a distância entre a sociedade e a academia, contribuindo de forma significativa para a sensibilização do público leigo a respeito da necessidade da conservação dos ambientes costeiros e de espécies como os peixes anuais, cuja semelparidade e ocorrência restrita os tornam particularmente vulneráveis às alterações ambientais.

No link abaixo pode-se acessar material informativo (gibi/cartilha) elaborada pelo CEPTA/ICMBio a respeito dos peixes da família Rivulidae, popularmente conhecidos como peixes-das-nuvens. São peixes de alto endemismo. O Brasil possui o maior número de espécies no mundo e 75% das espécies não amazônicas desta família estão em perigo de extinção (número maior do que está apresentado na cartilha). Infelizmente a maioria avassaladora dos estudos ictiológicos no licenciamento ambiental não levam em conta a presença destes peixes, na maior parte das vezes, pela falta de conhecimento dos profissionais e dificuldades de identificar os biótopos, muitas vezes confundidos por simples poças d’água. Distribuídos por todos os biomas brasileiros, a resistência dos ovos, o desenvolvimento embrionário que pode ser paralisado a partir das condições ambientais (o que permite que “ovos inteligentes” possam durar mais de ano em solo seco) e o processo de desenvolvimento dos exemplares (algumas espécies vão do alevino ao indivíduo senil em menos de 30 dias), tem levado o desenvolvimento de pesquisas (mas não aqui no Brasil) que em muito podem auxiliar nas pesquisas sobre envelhecimento (gerando riqueza!!!).

Gibi do CEPTA/ICMBio sobre peixes Rivulidae

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Rolar para cima