Projeto do bicudinho-do-brejo obtém um grande resultado!

Compartilhe esse conteúdo

16 de dezembro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza o Mater Natura executa o projeto “Revigoramento populacional do bicudinho-do-brejo”, desde janeiro de 2018. O objetivo deste projeto é aumentar a variabilidade genética de duas populações do bicudinho-do-brejo mediante a troca de ovos entre essas populações, especificamente a do rio Nhundiaquara, na divisa dos municípios de Antonina e Morretes, e a da baía de Guaratuba, ambas situadas no Paraná.

A equipe técnica do projeto constatou nas atividades de campo um grande sucesso! Em novembro de 2019 verificou-se o nascimento de um filhote proveniente de um ovo translocado da população da ave situada em Guaratuba-PR para Morretes-PR. “Isto é muito importante para o bicudinho do-brejo (Formicivora acutirostris), uma vez que a espécie apresenta populações isoladas sem fluxo gênico, o que culmina em uma baixa variabilidade genética”, comenta Tiago Machado, técnico do projeto. “Assim, este sucesso na translocação permitirá, a longo prazo, o aumento desta variabilidade trazendo grandes benefícios à população e a espécie”, complementa.

Os indivíduos nascidos dos ovos translocados serão monitorados para verificar se sairão dos ninhos, atingirão independência (entre 7 a 9 semanas de vida) e se conseguirão se fixar em territórios (por volta de um ano de vida). Para permitir esse acompanhamento, eles serão anilhados com anilhas plásticas coloridas.

Filhote proveniente de um ovo deslocado de Guaratuba para Morretes. Foto: Tiago Machado.
Filhote proveniente de um ovo translocado de Guaratuba para Morretes. Foto: Tiago Machado.

 

 


Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Mater Natura recebe o Selo SESI ODS 2024

  O Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais foi reconhecido mais uma vez com o Selo SESI ODS 2024. A premiação, promovida pelo Sistema Fiep por meio do Sesi Paraná, destaca iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para o avanço da agenda global de desenvolvimento.  Este é o segundo reconhecimento concedido

Rolar para cima