Projeto Corredores de Biodiversidade irá promover seminário com Redes Gestoras

Compartilhe esse conteúdo

22 de Setembro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais. 

No próximo mês o projeto Corredores de Biodiversidade, patrocinado pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, executado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais e apoiado por um conjunto de parceiros, irá promover o III Seminário do Corredor do Rio Paraná e I Seminário do Corredor das Araucárias. O evento acontecerá entre os dias 17, 18 e 19 de outubro de 2019 nas dependências do Refúgio Biológico Bela Vista (Itaipu Binacional) e do Parque Nacional do Iguaçu, ambos em Foz do Iguaçu/PR.

Durante o seminário haverá mesas redondas sobre financiamentos para a restauração ecológica, monitoramento da restauração, iniciativas de gênero e diversidade na restauração florestal e sistemas agroflorestais.

Haverá a participação de representantes das redes gestoras dos dois corredores vindos dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. As redes gestoras são constituídas por representantes de instituições das esferas governamentais, da sociedade civil organizada, dos setores empresariais e de pesquisa, cuja atuação está direcionada para a construção de agendas conjuntas de trabalho, em especial, sobre a temática da conectividade florestal.

O objetivo do projeto Corredores de Biodiversidade é implantar ações de restauração ecológica no território dos Corredores de Biodiversidade do Rio Paraná e das Araucárias e seus ecossistemas associados.

O projeto começou em agosto de 2017 e irá se estender até agosto de 2021, quando serão restaurados 351 hectares em seis áreas dos dois corredores: Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI), Parque Nacional do Iguaçu (PNI), Parque Nacional de Ilha Grande (PNIG), Assentamento Zumbi dos Palmares (AZP), Estação Ecológica de Caiuá (ESEC Caiuá) e entorno do reservatório da UHE Salto Santiago.

Reunião com membros da Rede Gestora do Corredor das Araucárias.
Membros da Rede Gestora do Corredor das Araucárias.
Membros da Rede Gestora do Corredor do Rio Paraná.
Membros da Rede Gestora do Corredor do Rio Paraná.

 

 


Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Projetos responsáveis pela compensação de impactos em cavidades naturais subterrâneas estão em etapa final

Em 25 de março de 2021 o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Margem Companhia de Mineração firmaram o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica – TCCE nº 01/2021, com o objetivo de consolidar as obrigações das partes para a execução de seis projetos visando a compensação pelos impactos negativos irreversíveis

Rolar para cima