Mater Natura firma parceria técnica para elaboração de um plano de restauração ecológica.

Compartilhe esse conteúdo

27 de janeiro de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O Mater Natura iniciou o ano executando um novo projeto em parceria com o WWF-Brasil, trata-se da elaboração conjunta do “Plano de Restauração da mata atlântica na Ecorregião do Alto Paraná (PN de Ilha Grande – PN do Iguaçu)”. Além dos objetivos propostos, este projeto irá contribuir para fortalecer a Rede Trinacional para Restauração da Mata Atlântica, que conta com representantes do Brasil, Argentina e Paraguai.

Em outubro de 2019 ocorreu uma reunião com representantes da Rede Trinacional, coorganizada pelo WWF-Brasil, WWF-PY, FVSA, Mater Natura, Pacto pela Restauração da Mata Atlântica (Pacto) e Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), e também a participação no  III Seminário do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná e o I Seminário do Corredor de Biodiversidade das Araucárias.

O Mater Natura tem atuação na região do Alto Paraná há mais de dez anos, por meio da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná. A Rede é formada por representantes de diferentes instituições públicas e privadas (especialmente as Organizações da Sociedade Civil – OSC), que atuam em prol de agendas conjuntas, entre elas de restauração ecológica.

A execução do Plano irá contar também, com a parceria do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. O Pacto é uma iniciativa de caráter coletivo, com duração indeterminada, envolvendo diversos segmentos da sociedade comprometidos com a restauração da Mata Atlântica. Em sua composição existem as Unidades Regionais (URs), instituições com objetivo de atuar com a articulação do Pacto nos estados que compreendem esse bioma. O Mater Natura é a UR do Pacto no Paraná.

A construção conjunta do plano é imprescindível para a região, uma vez que ela ainda contém áreas importantes para a biodiversidade como as inseridas no Parque Nacional de Ilha Grande (PNIG) e no Parque Nacional do Iguaçu (PNI).

Durante o período de um ano, o Plano será construído em sistema de parcerias mediante a realização de uma reunião inicial da Rede Gestora em fevereiro próximo, uma oficina de gestão de espécies da fauna no âmbito do Corredor, e de dois cursos de capacitação (um sobre trilhas de longo percurso e Ecoturismo e o outro sobre aplicação de SIG para projetos de restauração), culminando com a apresentação do Plano de Restauração aos Parceiros e ao WWF, ao final deste ano. Na sequência, este Plano será submetido a possíveis financiadores para a implantação de outro projeto de restauração ecológica ao longo do Corredor do Rio Paraná, no trecho entre os Parques Nacionais de Ilha Grande e do Iguaçu.

Área de abrangência do projeto do Plano de Restauração da mata atlântica na Ecorregião do Alto Paraná (PN de Ilha Grande – PN do Iguaçu).
Área de abrangência do projeto do Plano de Restauração da mata atlântica na Ecorregião do Alto Paraná (PN de Ilha Grande – PN do Iguaçu).

 

 

 

 

 



Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Rolar para cima