Mater Natura é contemplado no 2º Edital da Água da Mosaic Fertilizantes

Compartilhe esse conteúdo

26 de agosto de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Um novo projeto a ser executado pelo Mater Natura, denominado Águas do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange – monitoramento participativo da bacia-hidrográfica, com vistas à conservação e recuperação da vegetação ciliar, foi contemplado para patrocínio pelo 2º Edital da Água da empresa internacional Mosaic Fertilizantes.

O objetivo é promover o conhecimento e a participação da comunidade através de instituições de ensino, setores público e privado e organizações da sociedade civil – OSC, por meio de ações de manejo e conscientização do uso dos serviços ecossistêmicos da Floresta Atlântica paranaense, representada neste projeto pelo Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange e pela RPPN Encontro das Águas, unidades de conservação que garantem a manutenção dos processos naturais e proteção dos recursos hídricos, preservando as nascentes e sustentando os mananciais de abastecimento de municípios do litoral paranaense.

O projeto atuará em três linhas de ação:

1° – Restauração de 3,5 ha de mata ciliar (Figura 1) e floresta aluvial na bacia do rio Cambará, localizada em importante área de manancial para segurança hídrica da região. Nela é feita a captação de água pela Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR que abastece os municípios de Matinhos e Pontal do Paraná. A área a ser restaurada está situada em uma propriedade particular de 34 hectares, lindeira ao Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, localizada em Paranaguá. Onde, em parceria com o Mater Natura e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza está sendo criada a RPPN Encontro das Águas.

2° – Planejamento e implementação de uma trilha na floresta aluvial do Banhado Santo Antônio (Figura 2) destinada a atividades de sensibilização ambiental, divulgação científica, pesquisa e monitoramento;

3° – Integração com a sociedade e instituições locais a fim de promover discussões sobre a valoração das unidades de conservação e proteção dos recursos hídricos e mananciais no litoral paranaense através da promoção de um workshop aberto a comunidade e da participação de cerca de 100 estudantes no planejamento e execução das atividades que serão realizadas na RPPN.  Estes estudantes são representados por três instituições de ensino superior locais, a UFPR Litoral, a UNESPAR Paranaguá e o Instituto Federal de Paranaguá, através da parceria com os docentes.

Figura 1. Banhado Santo Antônio, local objeto de planejamento e implementação de uma trilha.
Figura 1. Banhado Santo Antônio, local objeto de planejamento e implementação de uma trilha.
Figura 2. Área onde ocorrerá restauração ecológica, como uma das ações previstas no projeto.
Figura 2. Área onde ocorrerá restauração ecológica, como uma das ações previstas no projeto.

Esse projeto foi apresentado pelo Mater Natura junto ao 2º Edital da Água, promovido pela Mosaic Fertilizantes, sendo objeto de intensa concorrência: ao todo foram 90 projetos inscritos, sendo que para a fase subsequente foram selecionados 30 projetos dentre o total. Ao final, 12 (doze) projetos foram contemplados para receberem o patrocínio da Mosaic, entre eles o projeto do Mater Natura. Ele terá início no próximo mês de setembro, com duração de um ano e você poderá acompanhar suas ações em nossas mídias digitais.

Neste link é possível conhecer todas as instituições vencedoras do edital.

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Confira as novidades de março de 2024 dos projetos do Mater Natura

Gestão de projetos de estudos do Patrimônio Espeleológico no Paraná Em 25 de março de 2021, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por intermédio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), firmaram com a empresa Margem Companhia de Mineração (Supremo Cecil Cimentos) o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica

Rolar para cima