Entra em fase final o Projeto do Mater Natura para criar RPPN nos limites do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange

Compartilhe esse conteúdo

26 de julho de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O projeto para criação da RPPN Encontro das Águas no entorno do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, no município de Paranaguá-PR, entra em sua fase de conclusão neste segundo semestre de 2020. Apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, ele teve início em janeiro de 2019.

Além de compor o Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar, extremamente importante para conservação da Mata Atlântica em São Paulo e no Paraná, a criação da RPPN nesta região fundamenta-se especialmente por localizar-se em área de manancial, cuja microbacia fornece água para rede de abastecimento dos municípios de Matinhos e Pontal do Paraná.

Primeiramente o projeto realizou a regularização fundiária e ambiental da propriedade. Após o levantamento da documentação solicitada pelo órgão ambiental, em fevereiro de 2020, o pedido de criação da RPPN Encontro das Águas foi enviado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio através da plataforma SIMRPPN.

No último dia 22 de julho, a equipe do projeto acompanhou a vistoria na propriedade realizada pelo ICMBio – Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange e a partir desse momento o pedido de formalização da RPPN passa para análise jurídica daquele órgão. Enquanto aguarda a finalização deste processo, novos projetos estão sendo elaborados para a implementação da RPPN Encontro das Águas.

Reunião de apresentação do processo junto ao ICMBio pela empresa de consultoria ambiental contratada - Ambiente Duran.
Foto 1 – Reunião de apresentação do processo junto ao ICMBio pela empresa de consultoria ambiental contratada – Ambiente Duran.
Foto 2 - Encontro com a equipe do ICMBio do PARNA do Saint-Hilaire/Lange para a vistoria da propriedade e implementação da RPPN Encontro das Águas.
Foto 2 – Encontro com a equipe do ICMBio do PARNA do Saint-Hilaire/Lange para a vistoria da propriedade e implementação da RPPN Encontro das Águas.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima