Entra em fase final o Projeto do Mater Natura para criar RPPN nos limites do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange

Compartilhe esse conteúdo

26 de julho de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O projeto para criação da RPPN Encontro das Águas no entorno do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, no município de Paranaguá-PR, entra em sua fase de conclusão neste segundo semestre de 2020. Apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, ele teve início em janeiro de 2019.

Além de compor o Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar, extremamente importante para conservação da Mata Atlântica em São Paulo e no Paraná, a criação da RPPN nesta região fundamenta-se especialmente por localizar-se em área de manancial, cuja microbacia fornece água para rede de abastecimento dos municípios de Matinhos e Pontal do Paraná.

Primeiramente o projeto realizou a regularização fundiária e ambiental da propriedade. Após o levantamento da documentação solicitada pelo órgão ambiental, em fevereiro de 2020, o pedido de criação da RPPN Encontro das Águas foi enviado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio através da plataforma SIMRPPN.

No último dia 22 de julho, a equipe do projeto acompanhou a vistoria na propriedade realizada pelo ICMBio – Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange e a partir desse momento o pedido de formalização da RPPN passa para análise jurídica daquele órgão. Enquanto aguarda a finalização deste processo, novos projetos estão sendo elaborados para a implementação da RPPN Encontro das Águas.

Reunião de apresentação do processo junto ao ICMBio pela empresa de consultoria ambiental contratada - Ambiente Duran.
Foto 1 – Reunião de apresentação do processo junto ao ICMBio pela empresa de consultoria ambiental contratada – Ambiente Duran.
Foto 2 - Encontro com a equipe do ICMBio do PARNA do Saint-Hilaire/Lange para a vistoria da propriedade e implementação da RPPN Encontro das Águas.
Foto 2 – Encontro com a equipe do ICMBio do PARNA do Saint-Hilaire/Lange para a vistoria da propriedade e implementação da RPPN Encontro das Águas.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Mudanças climáticas em Antonina: especialistas apontam soluções baseadas na natureza no Festival Cidade das Aves

Mesa-redonda reuniu pesquisadores e técnicos para discutir riscos climáticos no litoral paranaense e caminhos de adaptação possíveis; Antonina recebeu certificado internacional de “Cidade das Aves” Juliana Pina e César Tavares, técnicos do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, ao lado de Gabriel Marchi, da produtora Olhar Nativo, durante a mesa-redonda sobre riscos climáticos no

Notícias

Registros inéditos revelam comportamento da fauna no Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange

Armadilhas fotográficas instaladas pelo projeto “Estudos da Restauração – Pesquisa, Estruturação e Planejamento” registram queixadas, tamanduá-mirim e outras espécies, ampliando o conhecimento sobre interações ecológicas no litoral do Paraná. FOTO: Mater Natura. O registro de uma família de queixadas (Tayassu pecari) com filhotes e a passagem discreta de um tamanduá-mirim diante das câmeras instaladas no

Rolar para cima