Conheça os projetos atualmente em execução pelo Mater Natura

Compartilhe esse conteúdo

27 de fevereiro de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

No portfólio do Mater Natura temos a totalidade de 87 projetos técnicos, viabilizados com o patrocínio financeiro de 45 instituições públicas e privadas, e o apoio de uma extensa rede de parceiros que envolve 158 instituições. Dentre esse conjunto de 87 projetos, temos 77 deles com execução já finalizada e outros 10 em desenvolvimento.

A seguir, apresentamos um breve resumo e os objetivos de cada um dos nossos projetos ora em execução:

  • Elaboração e revisão de listas das espécies ameaçadas de fauna e de flora de ocorrência no Território 19 do GEF Pró-Espécies

O projeto GEF Pró-Espécies é executado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. Ele prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação. O Mater Natura, por meio de edital lançado pelo WWF, é a instituição responsável por sistematizar e gerar informações atualizadas sobre as espécies ameaçadas nos estados do Paraná e em São Paulo, de forma a subsidiar os órgãos públicos na “Elaboração de Plano de Ação Territorial para as espécies criticamente ameaçadas no Território 19”. O Território 19 abrange 64 municípios desses dois estados, totalizando 2.171.104,98 hectares. O projeto do Mater Natura será desenvolvido durante 90 dias (estimado entre janeiro/2020 a março/2020).

  • Plano de Restauração da mata atlântica na Ecorregião do Alto Paraná (PN de Ilha Grande – PN do Iguaçu)

Em 2020, durante o período de um ano, será construído um Plano de Restauração Ecológica em sistema de parcerias mediante a realização de reuniões, oficinas e cursos. Este projeto é uma parceria técnica entre o Mater Natura e o WWF-Brasil. Está previsto para acontecer no seu escopo, uma oficina de gestão de espécies da fauna no âmbito do Corredor do Rio Paraná, um curso sobre trilhas de longo percurso e Ecoturismo e o outro sobre aplicação de SIG para projetos de restauração, e um Workshop para apresentar a primeira versão do Plano e realizar ajustes apontados pelos participantes. Na sequência, este Plano será submetido pelo WWF a possíveis financiadores buscando realizar a restauração de 200 hectares ao longo do Corredor do Rio Paraná, no trecho entre os Parques Nacionais de Ilha Grande e do Iguaçu.

  • Developing the predictive ecology of plant-animal interactions across space and time (“Desenvolvendo a ecologia preditiva das interações planta-animal através do espaço e do tempo”)

As mudanças ambientais causadas pelo homem, como perda de vegetação nativa, introdução de espécies exóticas e mudanças climáticas globais causam impacto sobre a biodiversidade. Esse projeto visa avaliar a variação espacial da diversidade de interações entre plantas e beija-flores em um gradiente altitudinal da Mata Atlântica com a finalidade de entender como as espécies e as interações respondem às mudanças a fim de propor medidas de conservação da biodiversidade e os serviços ecossistêmicos que ela sustenta.

  • Conservação dos sapinhos da montanha (Brachycephalus spp.) do sul do Brasil

O projeto promove buscas por novas localidades de ocorrências de sapinhos da montanha no sul do Brasil e o levantamento de dados como ameaças, microclima preferencial, tamanhos de áreas de ocorrência, estimativas de tamanhos populacionais e abundância por local a fim de determinar o grau de ameadas das espécies e a proposição de ações para conservação.

  • Conservação de duas espécies de peixes anuais criticamente ameaçadas de extinção no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo

O estudo tem por objetivo  contribuir com a conservação de duas espécies criticamente ameaçadas de peixes anuais (“peixes das nuvens”) da família Rivulidae, Campellolebias dorsimaculatus e C. intermedius, por meio de ações in situ e ex situ. Os trabalhos serão realizados no Vale do Ribeira e no Litoral Sul do Estado de São Paulo, em sinergia com o PAN Rivulídeos e do recém-criado Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies de Peixes e Eglas Ameaçadas de Extinção da Mata Atlântica, o PAN PEMA.

  • Criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no entorno do Parque Nacional Saint Hilaire/Lange, município de Paranaguá, PR

O projeto visa a criação de uma RPPN dentro do maior remanescente florestal continuo do bioma Mata Atlântica, representado pelo mosaico de áreas protegidas do Lagamar. Lindeira ao Parque Nacional Saint Hilaire/Lange, que representa um elo fundamental de conectividade do mosaico, a RPPN representará uma iniciativa de conservação importante para a região.

Avistamento de fauna durante a visita técnica.
Avistamento de fauna durante a visita técnica.

Anfíbios microendêmicos: execução de ações do plano de ação nacional de conservação de espécies ameaçadas de extinção e estratégias para a conservação

Entre os anfíbios endêmicos da Mata Atlântica, o gênero Cycloramphus tem 28 espécies e algumas delas possuem distribuição microendêmica. Somado a isso, a maioria das espécies estão enquadradas em critérios de ameaça nas listas de espécies ameaçadas de âmbito internacional, nacional e estadual. O objetivo do projeto é executar as ações previstas no Plano de Ação Nacional (PAN) Herpetofauna Sul para as espécies do gênero e mapear áreas de ocorrência indicando aquelas mais indicadas para a criação de UCs de modo a potencializar a conservação do gênero.

  • Revigoramento populacional do bicudinho-do-brejo (Formicivora acutirostris)

O projeto visa translocar ovos entre duas populações distintas da ave ameaçada de extinção bicudinho-do-brejo com o objetivo de aumentar a variabilidade genética da espécie. Os ovos de uma população nascendo na outra, e os filhotes futuramente se reproduzindo, consolidarão a troca de genes e o caminho para o aumento da variabilidade genética. Os onze anos de estudos prévios com o bicudinho-do-brejo permitiram saber que os casais aceitam manipulação em ovos e filhotes e que os ninhos fixados acima de 90 cm de altura têm maiores chances de sucesso, sendo esses os preferenciais para receberem ovos translocados. O sucesso da proposta poderá ser um marco para subsidiar estudos similares com outras aves insetívoras de pequeno porte.

Fêmea de Bicudinho-do-brejo. Foto: Ricardo Bemonte Lopes.
Fêmea de Bicudinho-do-brejo. Foto: Ricardo Bemonte Lopes.
  • Estudos técnicos para criação de unidade de conservação de proteção integral em remanescentes significativos de Floresta Ombrófila Mista no Paraná

Com o objetivo geral de elaboração de estudos técnicos e o encaminhamento de proposta para criação de uma unidade de conservação de proteção integral em Floresta com Araucária, no Estado do Paraná, estão previstas as seguintes ações: 1. Levantamento e identificação dos principais remanescentes ainda não protegidos; 2. Elaboração de uma lista com áreas naturais potenciais para a criação da unidade de conservação; 3. Análise de prioridade multicritério para ranquear as áreas potenciais; 4. Elaboração de estudo técnico para subsidiar o processo de criação da unidade; 5. Elaboração e encaminhamento da proposta para o Instituto Ambiental do Paraná.

  • Corredores de Biodiversidade

O objetivo deste projeto é restaurar 351 hectares da Mata Atlântica no território dos Corredores de Biodiversidade do Rio Paraná e das Araucárias nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Para alcançar este objetivo, o Mater Natura conta com o financiamento do BNDES através do programa BNDES Restauração Ecológica e o apoio de 18 parceiros. Através de técnicas de restauração busca-se a conectividade florestal nas áreas núcleos dos corredores, bem como incrementar o potencial das instituições locais rumo a ações cooperadas e sistemáticas de restauração através da articulação e capacitação institucional.

 

Foto de capa:People Images by Getty Images

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Projetos responsáveis pela compensação de impactos em cavidades naturais subterrâneas estão em etapa final

Em 25 de março de 2021 o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Margem Companhia de Mineração firmaram o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica – TCCE nº 01/2021, com o objetivo de consolidar as obrigações das partes para a execução de seis projetos visando a compensação pelos impactos negativos irreversíveis

Rolar para cima