Conheça os patrocinadores dos Projetos do Mater Natura

Compartilhe esse conteúdo

11 de Janeiro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Atualizado em 09 de Fevereiro de 2019.

Um conjunto de 85 projetos, já desenvolvidos ou ainda em execução, marcam os 35 anos de história do Mater Natura. Fundado em agosto de 1983, os primeiros anos do Instituto foram focados exclusivamente em campanhas e atividades de políticas públicas, sendo que seu primeiro projeto ocorreu em 1992, quando logo após a Rio-92 lançou a primeira edição da Ecolista – Cadastro Nacional de Instituições Ambientalistas. A publicação relacionava informações básicas sobre 1.891 instituições, sendo 1.533 Organizações da Sociedade Civil (OSC) e 358 órgãos governamentais. Esta primeira edição da Ecolista foi desenvolvida em parceria com o WWF – Fundo Mundial para o Meio Ambiente.

Estes 85 projetos foram patrocinados por 45 financiadores distintos e, também, apoiados por 158 parceiros. Abaixo, conheça um pouco sobre os financiadores de nossos projetos, aos quais expressamos agradecimentos e reconhecimento.

A grande maioria dos projetos tiveram apenas um patrocinador, mas alguns deles contaram também com cofinanciadores. Para ajudar no cumprimento de nossa missão de “contribuir para a conservação da diversidade biológica e cultural, visando à qualidade da vida”, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, se destaca como o nosso maior parceiro, sendo responsável pelo apoio a 21 projetos. A Fundação Grupo Boticário, mediante a adoção de editais, se tornou uma das principais financiadoras de projetos relacionados ao meio ambiente do país. Em seguida vem o Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA (vinculado ao Ministério do Meio Ambiente – MMA), com um total de nove projetos financiados. O FNMA tem a missão de contribuir, como agente financiador, para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA. Contamos também com o patrocínio do Governo do Paraná, através de quatro secretarias/órgãos (Planejamento, SEMA, IAP e FEMA) em seis projetos executados pelo Instituto.

Ao longo destes 35 anos contamos ainda com patrocínio por meio do PDA Mata Atlântica (também vinculado ao MMA) e o Fundo Brasileiro para a  Biodiversidade – Funbio, ambos com cinco projetos patrocinados. O Funbio, é um fundo nacional privado, sem fins lucrativos, que trabalha em parceria com os setores governamental, privado e a sociedade civil para que recursos estratégicos e financeiros sejam destinados a iniciativas efetivas de conservação da biodiversidade, tendo apoiado desde a sua fundação (1996) 282 projetos em todo o país. Na sequência, com três projetos cada, temos a JTI (Japan Tobacco International), a Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.) e a Fundação SOS Mata Atlântica / Aliança para a Conservação da Mata Atlântica.

A JTI, é uma das líderes mundiais em produtos de tabaco, e desenvolve diversas iniciativas relacionadas à erradicação do trabalho infantil, à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade comunitária. A Petrobras, apoia projetos que contribuam para a conservação do meio ambiente, para a melhoria das condições de vida nas comunidades no entorno dos locais onde a empresa desenvolve operações e para o desenvolvimento local nas áreas onde atuam. E por fim, a Fundação SOS Mata Atlântica possui diversas linhas de atuação, entre elas projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma Mata Atlântica, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal.

Os demais financiadores patrocinaram um a dois projetos. Este cenário demonstra que a principal característica dos projetos do Mater Natura é a pluralidade quanto ao seu patrocinador. Outra característica marcante é que cerca de três quartos de nossos projetos foram selecionados em editais de chamamento promovidos por instituições privadas e públicas, e apenas uma quarta parte tiveram seu patrocínio negociados diretamente com os financiadores, mediante análise de mérito e importância socioambiental da proposta.

Neste link nas páginas 34 a 77 é possível visualizar a relação de 84 projetos do Mater Natura, com um resumo de suas metas e objetivos, o período de execução, o(s) patrocinador(es) e o(s) parceiro(s) de cada um deles. O 85º projeto, “Criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no entorno do Parque Nacional Saint Hilaire/Lange, município de Paranaguá, PR” foi recentemente selecionado em edital da Fundação Grupo Boticário com resultado publicado em seu site (Edital Biodiversidade do Paraná).

Abaixo as logomarcas dos patrocinadores dos nossos projetos.

Patrocinadores dos projetos executados pelo Mater Natura
Patrocinadores dos projetos executados pelo Mater Natura.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima