Sobre o parceiro (financiador) – O Ministério da Cultura foi criado em 1985, pelo Decreto nº 91.144 de 15 de março daquele ano. Reconhecia-se, assim, a autonomia e a importância desta área fundamental, até então tratada em conjunto com a educação. A cultura, além de elemento fundamental e insubstituível na construção da própria identidade nacional é, cada vez mais, um setor de grande destaque na economia do País, como fonte de geração crescente de empregos e renda.
Sobre a parceria – A parceria entre o Mater Natura e o Ministério da Cultura (MinC) ocorreu através dos seguintes projetos:
• Rios Por Onde Passo – desenvolvido entre maio de 2007 a dezembro de 2008, consiste em projeto aprovado no âmbito dos incentivos fiscais sob os auspícios da Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91), com o patrocínio (renúncia fiscal) da empresa Volvo do Brasil. O referido projeto foi analisado e aprovado na 126ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), órgão colegiado da estrutura do MinC que analisa e opina sobre a concessão de benefícios fiscais a projetos culturais e artísticos e o seu enquadramento no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), instituído pela Lei Rouanet.
• Cultura Viva da Ilha do Mel – este projeto foi aprovado pelo Fundo Nacional da Cultura (FNC) e desenvolvido no período de janeiro de 2008 a julho de 2015, para resgatar e valorizar a identidade cultural das comunidades da Ilha do Mel por meio da pesquisa etnocientífica e da linguagem artística trabalhada na prática teatral. Teve como objetivo materializar esta criatividade em produtos audiovisuais e digitais ao utilizar a tecnologia como forma de difusão. Sua estrutura física e centro de reflexões, denominado Ponto de Cultura, foi o local de articulação e agregação dos agentes culturais do projeto, e um amplificador das expressões culturais e do exercício de sua cidadania.