Mater Natura realiza última oficina pelo projeto em parceria com o WWF-Brasil

Compartilhe esse conteúdo

28 de outubro de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O Mater Natura em parceria com o WWF-Brasil, e o apoio do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, realizou no dia 30 de setembro a oficina “Aplicação de técnicas SIG na elaboração de projetos para restauração”. Ela fechou um ciclo de cinco oficinas com  a participação de cerca de 150 pessoas no escopo do projeto que visa a elaboração do Plano de Restauração da Mata Atlântica na Ecorregião do Alto Paraná. Os participantes foram especialistas em análise geoespacial, restauração ecológica, conservação de espécies e ecoturismo, temas abordados dentro do projeto.

A oficina de SIG aconteceu virtualmente e reuniu 35 pessoas. Também contou com a apresentação do professor Dr. Leandro Tambosi com o tema “Ecologia de Paisagem para o planejamento da Restauração”.

O objetivo da oficina foi analisar, em conjunto com os convidados especialistas, a base de dados que está sendo construída no âmbito do projeto, juntamente com dados resultantes de etapas anteriores (oficinas), a fim de integrar as informações das bases qualitativa e geoespacial e ainda acolher sugestões quanto a metodologia para análises futuras.

Foi excelente a participação de tantas pessoas com vasta experiência durante todas as etapas que estão contribuindo para a construção do Plano. As sugestões acolhidas durante a oficina de SIG contribuirão com a análise em relação aos dados que irão compor tanto o banco de dados geoespacial, que está sendo construído para esse território, quanto para analisar cenários possíveis para a restauração ecológica sob a perspectiva geoespacial.

Participantes da oficina "oficina Aplicação de técnicas SIG na elaboração de projetos para restauração".
Participantes da oficina “Aplicação de técnicas SIG na elaboração de projetos para restauração”.
Participantes da oficina "oficina Aplicação de técnicas SIG na elaboração de projetos para restauração".
Participantes da oficina “Aplicação de técnicas SIG na elaboração de projetos para restauração”.

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

O Mater Natura na mídia

Meu Paraná homenageia a bióloga Bianca Reinert

No último sábado, dia 4 de março, o programa “Meu Paraná”, da RPC-TV, apresentou uma edição especial totalmente dedicada às pesquisadoras do litoral paranaense, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres.  Como não poderia deixar de ser, uma das cientistas homenageadas foi a bióloga e ornitóloga Bianca Reinert (1966-2018), membro do Mater Natura – Instituto

Notícias

Confira os Resultados Preliminares do Projeto Refloresta o Lagamar para conservação da Mata Atlântica

O Projeto Refloresta o Lagamar: fortalecimento de áreas protegidas e da cadeia produtiva de restauração para conservação da Mata Atlântica iniciou suas atividades em dezembro de 2021 e tem por objetivo geral promover ações de restauração de 181,1 hectares da vegetação nativa em Unidades de Conservação do Lagamar paranaense. A ênfase está no incremento das populações de

Scroll to Top