28 de outubro de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
O Mater Natura em parceria com o WWF-Brasil, e o apoio do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, realizou no dia 30 de setembro a oficina “Aplicação de técnicas SIG na elaboração de projetos para restauração”. Ela fechou um ciclo de cinco oficinas com a participação de cerca de 150 pessoas no escopo do projeto que visa a elaboração do Plano de Restauração da Mata Atlântica na Ecorregião do Alto Paraná. Os participantes foram especialistas em análise geoespacial, restauração ecológica, conservação de espécies e ecoturismo, temas abordados dentro do projeto.
A oficina de SIG aconteceu virtualmente e reuniu 35 pessoas. Também contou com a apresentação do professor Dr. Leandro Tambosi com o tema “Ecologia de Paisagem para o planejamento da Restauração”.
O objetivo da oficina foi analisar, em conjunto com os convidados especialistas, a base de dados que está sendo construída no âmbito do projeto, juntamente com dados resultantes de etapas anteriores (oficinas), a fim de integrar as informações das bases qualitativa e geoespacial e ainda acolher sugestões quanto a metodologia para análises futuras.
Foi excelente a participação de tantas pessoas com vasta experiência durante todas as etapas que estão contribuindo para a construção do Plano. As sugestões acolhidas durante a oficina de SIG contribuirão com a análise em relação aos dados que irão compor tanto o banco de dados geoespacial, que está sendo construído para esse território, quanto para analisar cenários possíveis para a restauração ecológica sob a perspectiva geoespacial.