Mater Natura participou de Encontro Anual e de Seminário promovido pelo CN-RBMA.

Compartilhe esse conteúdo

24 de novembro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Atualizado em 26 de novembro de 2019.

Entre os dias 06 e 08 de novembro o vice-presidente do Mater Natura, Adriano Wild representou o Instituto em atividades promovidas pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – CN-RBMA, que aconteceu no Litoral norte de Bahia.

No dia 06 ocorreu a 27ª Reunião do CN-RBMA e a 19ª Assembleia Geral do Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (IA-RBMA). Na pauta foram tratados assuntos como: o panorama atual das questões socioambientais; a RBMA na estrutura do Ministério do Meio Ambiente – não reconhecimento do COBRAMAB (Comissão Brasileira do Programa Homem e Biosfera) abolido em decreto de março/2019; contaminação por petróleo bruto no nordeste; Carta da Praia do Forte; Comitês Estaduais; Postos Avançados da RBMA; Lançamento do novo site da RBMA e ainda durante a Assembleia Geral foram abordados temas envolvendo o IA-RBMA que é o braço executivo-financeiro do Conselho Nacional da RBMA, e apresentado o demonstrativo administrativo-financeiro da RBMA 2018/2019.

Reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Reunião anual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

No dia 07 ocorreu a abertura oficial do Seminário Nacional de Turismo e Mata Atlântica, promovido pelo CN-RBMA em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) da Bahia e a Secretaria do Turismo da Bahia. Durante a abertura, entre outros momentos merecidos de destaque, houve o lançamento oficial do primeiro ROTEIRO DA BIOSFERA brasileiro envolvendo 10 Postos Avançados da RBMA localizados no litoral norte do Estado da Bahia. A iniciativa é um, dentre outros marcos da parceria entre a RBMA, o Governo da Bahia e diversas instituições locais, envolvendo os princípios sustentáveis para o desenvolvimento do Turismo, especialmente o de Base Comunitária, assunto recorrente de discussões em todo o território brasileiro. O Roteiro da Biosfera da Costa dos Coqueiros – Fase 1 servirá de modelo para a criação e implantação de diversos outros Roteiros da Biosfera na Mata Atlântica e subsidiar a criação de outros Roteiros compromissados com a Sustentabilidade nas demais Reservas da Biosfera do Brasil e do Exterior.

Mesa de abertura do Seminário Nacional de Turismo e Mata Atlântica.
Mesa de abertura do Seminário Nacional de Turismo e Mata Atlântica.

 No dia 08, em continuação ao Seminário Nacional de Turismo e Mata Atlântica, a programação foi voltada para as mesas-redondas com temas sobre o sistema das concessões, a gestão de impactos da visitação em Unidades de Conservação e o Turismo Técnico-Científico.

O objetivo deste evento foi de formular propostas para o fortalecimento do turismo sustentável no Bioma Mata Atlântica, sendo que estiveram presentes representantes dos setores governamentais, terceiro setor, iniciativa privada, estudantes e pesquisadores.

Sobre as Reservas da Biosfera

As Reservas da Biosfera são áreas de biomas terrestres e/ou marinhos reconhecidos pelo Programa MaB (Man and the Biosphere/Homem e Biosfera) da UNESCO, como de importância em nível mundial para a conservação da biodiversidade, a promoção do conhecimento cientifico e tradicional e o desenvolvimento sustentável. Devem servir como áreas prioritárias para experimentação e demonstração dessas práticas buscando sempre novas alternativas para promover a prosperidade humana em harmonia com a biosfera.

Estas Reservas são o principal instrumento do Programa MAB e compõe uma rede mundial que conta atualmente (2019) com 701 RBs em 124 países. Em cada país o Programa MaB é coordenado por um Comitê Nacional de alto nível. No Brasil tal atribuição cabe à Comissão Brasileira do Programa Homem e Biosfera-COBRAMAB, vinculada e presidida pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA.

No Brasil foram reconhecidas até o momento sete Reservas da Biosfera (RB), todas elas de grandes dimensões e, em sua maioria, delimitadas tendo-se por base os principais remanescentes florestais e as áreas protegidas de cada um dos grandes biomas do país. Assim, foram declaradas a RB Mata Atlântica, a RB do Cerrado, a RB da Caatinga, a RB do Pantanal a RB da Amazônia Central, além da RB do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo que embora integralmente superposta à RBMA e parte integrante da mesma, a partir de 2017 passou a ser reconhecida pela UNESCO como uma Reserva individualizada. A sétima área incluída no Programa MaB foi a RBSE-Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, que abriga importantes campos rupestres e ecótonos com a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga.

 

 

 

 

 


Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Projetos responsáveis pela compensação de impactos em cavidades naturais subterrâneas estão em etapa final

Em 25 de março de 2021 o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Margem Companhia de Mineração firmaram o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica – TCCE nº 01/2021, com o objetivo de consolidar as obrigações das partes para a execução de seis projetos visando a compensação pelos impactos negativos irreversíveis

Rolar para cima