Mater Natura participa do desenvolvimento de 12 PMMA para mitigar os efeitos das mudanças climáticas no RJ

Compartilhe esse conteúdo

No final de setembro (28/09), o Mater Natura esteve presente na Cerimônia de Entrega dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica da Região Hidrográfica II, no Palácio Guanabara, Rio de Janeiro (RJ). Quem nos representou por lá foram o nosso vice-presidente Tiago Machado de Souza, nossa responsável técnica Karina Luiza de Oliveira, e o nosso associado César Tavares.

A Região Hidrográfica II se situa a oeste da bacia da Baía de Guanabara, no Estado do Rio de Janeiro. No total, seis municípios estão inseridos integralmente na RH II, e outros nove parcialmente, perfazendo um total de 15 municípios. Três deles já possuíam PMMA, portanto, atuamos no desenvolvimento de 12 deles em uma parceria entre a AGEVAP e o Consórcio STCP/Mater Natura.

“Ao longo de dois anos trabalhamos para a recuperação da Mata Atlântica na região, visando mitigar os efeitos das mudanças climáticas, com a Adaptação baseada em ecossistemas como norte do plano cooperativo, gerando e visualizando oportunidades intermunicipais”, explica Karina.

Formada pelas bacias hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim, a região é considerada peça vital na subsistência e desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), uma vez que suas águas são responsáveis pela segurança hídrica desta que é a segunda maior região metropolitana do país.

“Participar deste evento é bastante significativo para nós, que este ano completamos 40 anos de atuação, pois temos acompanhado e contribuído neste processo de elaboração dos PMMA desde 2010, quando participamos de um projeto financiado pelo Ministério de Meio Ambiente, via o PDA, que foi um piloto para construção do primeiro Roteiro de elaboração dos PMMA, e que propiciou a elaboração dos primeiros PMMA.  Nos anos seguintes, capacitamos e assessoramos alguns municípios do Paraná para a elaboração de seus planos e contribuímos também com a revisão e elaboração do novo roteiro”, finaliza Tiago.

Saiba mais sobre esse assunto aqui.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima