Projeto “Reservas Particulares do lagamar Paranaense” apoia a consolidação das RPPN no litoral do Paraná

Compartilhe esse conteúdo

O Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná – Programa TAJ Litoral do Paraná, gerenciado pelo FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, foi criado em decorrência de um Termo de Acordo Judicial (TAJ) firmado em 26/04/2012 por Petróleo Brasileiro – Petrobras, como compensação ambiental ao acidente com o oleoduto Olapa (Morretes-PR), em 2001.

Em junho deste ano, o programa abriu a Chamada de Projeto 10/2023 para o apoio à consolidação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) no litoral do Paraná, na qual o Mater Natura aprovou o projeto “Reservas particulares do lagamar paranaense”, que visa oferecer apoio à implementação e proteção de três Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) no litoral do Paraná, a RPPN Encantadas, localizada no município de Antonina, a RPPN Encontro das Águas em Paranaguá e a RPPN Graciosa, localizada no município de Morretes. Juntas, elas totalizam quase 60 hectares da Mata Atlântica em caráter perpétuo de conservação, protegendo sua biodiversidade e serviços ecossistêmicos. 

Apesar de serem legalmente protegidas, as três RPPN sofrem pressões relacionadas à exploração vegetal e à caça, conflitos fundiários, ausência de instrumentos de gestão e manejo, fiscalização e insuficiência de recursos humanos e financeiros. Com a execução do Projeto, o Mater Natura irá oferecer apoio à consolidação das três Unidades de Conservação, subsidiando mecanismos legais e técnicos para o ordenamento do seu principal instrumento de gestão, a partir da elaboração de seus planos de manejo e de um manual operacional para sua manutenção, facilitando a atuação das gestoras. 

Visando inibir as pressões anteriormente citadas e ampliar a proteção das reservas, será realizada a sinalização demarcatória nas propriedades e a elaboração e instalação de placas a fim de informar o público em geral sobre a existência das unidades na região. Além disso, para as RPPN que atuam com o uso público também será elaborada e instalada a sinalização para condução e informação de visitantes.

Por fim, as ações e resultados do projeto serão divulgados nas mídias digitais, visando a comunicação e a sensibilização da sociedade em geral quanto à importância das unidades de conservação.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

6º episódio da websérie aborda resiliência climática no Litoral paranaense a partir do fortalecimento da gestão integrada do território

O sexto episódio da websérie “Olha o Clima, Litoral!” aborda a questão da resiliência climática, ou seja, da capacidade de se adaptar e se recuperar dos impactos das mudanças climáticas, como tempestades, secas e inundações. É como “dar a volta por cima” e continuar funcionando, mesmo diante destes desafios, protegendo vidas, nossos ecossistemas naturais e

Nossas ações

Mater Natura recebe o 30º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Recuperação de Áreas Degradadas

Estivemos no evento de entrega do 30º Prêmio Expressão de Ecologia, no dia 31 de agosto, para receber premiação na categoria Recuperação de Áreas Degradadas. O case do Mater Natura, denominado “Plantando o Futuro: Integração de Projetos para a Década de Restauração da ONU” apresenta os esforços de integração de quatro projetos de restauração executados

Rolar para cima