Projeto “Reservas Particulares do lagamar Paranaense” apoia a consolidação das RPPN no litoral do Paraná

Compartilhe esse conteúdo

O Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná – Programa TAJ Litoral do Paraná, gerenciado pelo FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, foi criado em decorrência de um Termo de Acordo Judicial (TAJ) firmado em 26/04/2012 por Petróleo Brasileiro – Petrobras, como compensação ambiental ao acidente com o oleoduto Olapa (Morretes-PR), em 2001.

Em junho deste ano, o programa abriu a Chamada de Projeto 10/2023 para o apoio à consolidação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) no litoral do Paraná, na qual o Mater Natura aprovou o projeto “Reservas particulares do lagamar paranaense”, que visa oferecer apoio à implementação e proteção de três Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) no litoral do Paraná, a RPPN Encantadas, localizada no município de Antonina, a RPPN Encontro das Águas em Paranaguá e a RPPN Graciosa, localizada no município de Morretes. Juntas, elas totalizam quase 60 hectares da Mata Atlântica em caráter perpétuo de conservação, protegendo sua biodiversidade e serviços ecossistêmicos. 

Apesar de serem legalmente protegidas, as três RPPN sofrem pressões relacionadas à exploração vegetal e à caça, conflitos fundiários, ausência de instrumentos de gestão e manejo, fiscalização e insuficiência de recursos humanos e financeiros. Com a execução do Projeto, o Mater Natura irá oferecer apoio à consolidação das três Unidades de Conservação, subsidiando mecanismos legais e técnicos para o ordenamento do seu principal instrumento de gestão, a partir da elaboração de seus planos de manejo e de um manual operacional para sua manutenção, facilitando a atuação das gestoras. 

Visando inibir as pressões anteriormente citadas e ampliar a proteção das reservas, será realizada a sinalização demarcatória nas propriedades e a elaboração e instalação de placas a fim de informar o público em geral sobre a existência das unidades na região. Além disso, para as RPPN que atuam com o uso público também será elaborada e instalada a sinalização para condução e informação de visitantes.

Por fim, as ações e resultados do projeto serão divulgados nas mídias digitais, visando a comunicação e a sensibilização da sociedade em geral quanto à importância das unidades de conservação.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima