Bosque do Hospital Pequeno Príncipe terá áreas identificadas para trilhas guiadas e autoguiadas

Compartilhe esse conteúdo

O projeto tem por objeto a elaboração de Manual de Uso do Bosque, integrante do empreendimento do Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Pequeno Príncipe, localizado no bairro Bacacheri, Curitiba/PR, que deverá conter os regulamentos e normativas gerais e/ou específicas para servir de base para orientar os usuários sobre o bom uso da área.

Por meio de diagnóstico na área do bosque serão localizadas áreas potenciais para implantação de trilhas guiadas e autoguiadas. Da mesma forma, a elaboração e aplicação de questionários junto aos potenciais usuários do bosque deverá estabelecer as normas e regras de seu uso. Também será produzido um mapa didático ilustrado do uso do solo, contendo os principais elementos da paisagem do bosque, como a vegetação, trilhas, área construída, corpos d’água.

O manual será elaborado ao longo de quatro meses, e terá como base as informações fornecidas pela equipe que trabalha na área do Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Pequeno Príncipe, informações primárias (realizadas in loco pela equipe), informações secundárias, legislação vigente, dentre outras. Também será realizado estudo da Capacidade de Carga, para determinar o número máximo de visitantes que as trilhas e o bosque em si comportam de forma a não acarretar impactos ambientais a esta área verde; sendo que os resultados deste estudo serão incorporados ao referido manual.

O manual é documento técnico, composto pelas seguintes partes: caracterização geral da área; mapa ilustrativo, incluindo a identificação das áreas permitidas à visitação; normatização para o uso da área; e sugestões de abordagens a serem desenvolvidas com o grupo de escoteiros, de acordo com os potenciais usos identificados no processo de elaboração do documento.

Para elaboração do Estudo de Capacidade de Carga serão realizados os seguintes passos metodológicos: a partir de diagnóstico será estabelecido o Número Balizador da Visitação, para a definição de capacidade de carga segundo o Roteiro Metodológico para Manejo de Impactos de Visitação com enfoque na Experiência do Visitante e na Proteção dos Recursos Naturais e Culturais elaborado pelo ICMBio. Além de uma análise da paisagem para definir o melhor traçado para as trilhas futuras.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima