Mater Natura participa de eventos para fortalecer a restauração da Mata Atlântica no Alto Paraná

Compartilhe esse conteúdo

Entre os dias 11 e 14 de novembro de 2024, o Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais participou do Diálogo Estratégico de Restauração da Paisagem do Alto Paraná e do Encontro da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. Os eventos, realizados em Cidade do Leste, no Paraguai, reuniram mais de 60 representantes de diversos setores da Argentina, do Brasil e do Paraguai, incluindo sociedade civil, povos indígenas, setor privado, pequenos produtores, instituições governamentais e academia.

O Mater Natura atua na Rede Trinacional coordenando o Eixo Rede Ativa e apoiando o planejamento estratégico da iniciativa

O encontro foi uma oportunidade para alinhar os objetivos de restauração da Ecorregião do Alto Paraná, uma das áreas prioritárias da Mata Atlântica. A programação incluiu discussões estratégicas, visitas de campo, capacitações e trocas de experiências. Como resultado, foi concluído o Planejamento Estratégico da Paisagem, um guia colaborativo para ações futuras na região trinacional.

Um destaque do evento foi a adesão de 14 novos membros à Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica, que agora conta com 51 instituições e mais de 70 organizações envolvidas. A Rede tem como foco articular esforços multissetoriais para restaurar as paisagens florestais e os serviços ecossistêmicos desse bioma vital.

O Mater Natura desempenha um papel de liderança na Rede Trinacional, com a coordenação do Eixo Rede Ativa e apoio ao planejamento estratégico da iniciativa. Durante o evento, nossa equipe reforçou o compromisso com a construção de espaços inclusivos, promovendo a participação de comunidades tradicionais que habitam o território do Alto Paraná.

Participantes do Encontro da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica

A importância da restauração da Mata Atlântica

Reconhecida como um dos hotspots de biodiversidade mais importantes do planeta, a Mata Atlântica é um tesouro natural que abrange Argentina, Brasil e Paraguai. Apesar de sua riqueza biológica, o bioma enfrenta sérias ameaças devido ao desmatamento e à fragmentação.

A restauração da paisagem surge como uma estratégia essencial para reverter esses impactos, contribuindo para a recuperação da biodiversidade, a mitigação das mudanças climáticas, a melhoria dos serviços ecossistêmicos e o fortalecimento das economias regionais.

A Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica agora conta com 51 instituições e mais de 70 organizações envolvidas

Com iniciativas como o Pacto Trinacional de Restauração da Mata Atlântica – reconhecido como uma das Iniciativas de Referência da Década da ONU para a Restauração de Ecossistemas – a Rede Trinacional e seus parceiros continuam trabalhando para transformar desafios em oportunidades na região do Alto Paraná.

Os eventos, realizados em Cidade do Leste, no Paraguai, reuniram mais de 60 representantes de diversos setores da Argentina, do Brasil e do Paraguai

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biodiversidade

Sapo menor que a ponta de um lápis é descoberto em montanha de Santa Catarina

Registro reforça a relevância da Mata Atlântica e o protagonismo de pesquisadores do Mater Natura na descrição de espécies raras e endêmicas Brachycephalus lulai, espécie entre 8 e 13,4 mm encontrada no topo da Serra do Mar. FOTO: Luiz Fernando Ribeiro/Mater Natura. O topo úmido e frio de uma montanha da Serra do Mar, em

Notícias

Encontro do Meio integra Unidades de Conservação e comunidade na etapa central do Projeto Diálogo UC

Representantes das seis UCs do território da APA de Guaratuba e da Comunidade Mundo Novo do Saquarema se reuniram para revisar avanços, alinhar estratégias e fortalecer a gestão participativa do território. Participantes das seis Unidades de Conservação e da Comunidade Mundo Novo do Saquarema durante o Encontro do Meio, etapa central do Projeto Diálogo UC.

Rolar para cima