Mater Natura e UFPR Litoral realizam workshop para a conservação da Bacia do Rio Guaraguaçu no litoral do Paraná

Compartilhe esse conteúdo

04 de outubro de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

No dia 29 de setembro o Mater Natura, em parceria com o Laboratório de Análise e Monitoramento da Mata Atlântica (LAMMA) da Universidade Federal do Paraná, realizaram o I Workshop de Pesquisa, Monitoramento e Ações para a Conservação da Bacia do Rio Guaraguaçu.

O evento reuniu 131 pesquisadores, estudantes, professores, técnicos e instituições públicas e privadas que atuam no litoral paranaense. Ao longo da programação foram apresentadas diferentes ações, linhas de pesquisa e atividades de monitoramento que estão sendo realizadas em prol da conservação do Guaraguaçu. Foram pautadas questões envolvendo os serviços ecossistêmicos oferecidos pela bacia e o planejamento territorial para o seu ecodesenvolvimento.

Com a participação de todos os envolvidos e os dados e informações compartilhadas no evento, será elaborada a “Carta do Guaraguaçu”, enfatizando a importância da bacia do Guaraguaçu para a conservação da Mata Atlântica no litoral do Paraná; o que as pesquisas atuais revelam sobre a conservação desse ambiente; quais as ameaças detectadas para a conservação da bacia; quais subsídios as pesquisas podem fornecer para políticas públicas, planejamento territorial e a tomada de decisões; e quais as estratégias para a conservação e o ecodesenvolvimento da região.

O evento fez parte do projeto Águas do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, desenvolvido pelo Mater Natura e patrocinado pela empresa Mosaic Fertilizantes e contou com o apoio da UFPR Litoral, PPGDTS e do LAMMA.

A gravação do evento está disponível no canal do YouTube do Mater Natura. Para assistir clique no link.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Projeto Cavernas, modelo para análise de mudanças climáticas, chega ao fim

No dia 16 de abril ocorreu a última reunião de acompanhamento dos projetos de estudos do Patrimônio Espeleológico no Paraná, no âmbito do Termo de Cooperação, para atender ao Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica no01/2021/ICMBio. Dentre os presentes estavam representantes do CECAV (Jocy Cruz e Diego Bento) da Margem Mineração – Cecil Cimentos (Douglas

Nossas ações

Atingimos a meta de 113 projetos; confira os novos dois

Em abril atingimos a significativa marca de 113 projetos do Mater Natura, em desenvolvimento ou já executados. Além disso, neste mês iniciaram dois novos projetos – Conecta UC: integrando unidades de conservação do Lagamar paranaense e Território Caiçara: harmonizando direitos das comunidades tradicionais das Ilhas das Peças e do Superagui. Conecta UC: integrando unidades de

Rolar para cima