Mater Natura e UFPR Litoral realizam workshop para a conservação da Bacia do Rio Guaraguaçu no litoral do Paraná

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

04 de outubro de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

No dia 29 de setembro o Mater Natura, em parceria com o Laboratório de Análise e Monitoramento da Mata Atlântica (LAMMA) da Universidade Federal do Paraná, realizaram o I Workshop de Pesquisa, Monitoramento e Ações para a Conservação da Bacia do Rio Guaraguaçu.

O evento reuniu 131 pesquisadores, estudantes, professores, técnicos e instituições públicas e privadas que atuam no litoral paranaense. Ao longo da programação foram apresentadas diferentes ações, linhas de pesquisa e atividades de monitoramento que estão sendo realizadas em prol da conservação do Guaraguaçu. Foram pautadas questões envolvendo os serviços ecossistêmicos oferecidos pela bacia e o planejamento territorial para o seu ecodesenvolvimento.

Com a participação de todos os envolvidos e os dados e informações compartilhadas no evento, será elaborada a “Carta do Guaraguaçu”, enfatizando a importância da bacia do Guaraguaçu para a conservação da Mata Atlântica no litoral do Paraná; o que as pesquisas atuais revelam sobre a conservação desse ambiente; quais as ameaças detectadas para a conservação da bacia; quais subsídios as pesquisas podem fornecer para políticas públicas, planejamento territorial e a tomada de decisões; e quais as estratégias para a conservação e o ecodesenvolvimento da região.

O evento fez parte do projeto Águas do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, desenvolvido pelo Mater Natura e patrocinado pela empresa Mosaic Fertilizantes e contou com o apoio da UFPR Litoral, PPGDTS e do LAMMA.

A gravação do evento está disponível no canal do YouTube do Mater Natura. Para assistir clique no link.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Mater Natura aprova seu centésimo projeto em edital da Petrobras Socioambiental

04 de outubro de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais. O primeiro projeto desenvolvido pelo Mater Natura foi a “Ecolista – Cadastro Nacional de Instituições Ambientalistas”, em 1992 (figura 1). Desenvolvido em parceria com o WWF-Brasil, ele resultou em uma publicação com a listagem de endereços e outros dados sobre mais

Conheça os projetos aprovados no edital Supergrupo Açungui, no âmbito do TCCE 01/2021

03 de outubro de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais. O Mater Natura e a Margem Mineração, em atendimento ao Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica – TCCE nº 01/2021/ICMBio-CECAV, apresentam o resultado final do Edital de Chamada Pública para o financiamento de projetos para estudo e pesquisa sobre o patrimônio espeleológico

Rolar para cima