Mater Natura é eleito para mais uma gestão do Conselho de Coordenação do PACTO

Compartilhe esse conteúdo

14 de março de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Em abril de 2009, após cerca de três anos de trabalho preliminar, foi lançado o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. Com a missão de articular e integrar atores interessados na restauração da Mata Atlântica, induzindo ações e resultados em larga escala, com benefícios ambientais, sociais e econômicos. E desta forma, atingir a sua meta de viabilizar a recuperação de 15 milhões de hectares até o ano de 2050, mas com metas e monitoramento dos resultados anuais.

O PACTO possui um conselho de coordenação, eleito pelos seus signatários, um coordenador geral e vice eleitos pelo conselho. O período de coordenação é de dois anos, sendo requisitadas novas eleições ao término do mandato. A função do Conselho de Coordenação é a de estabelecer princípios, estratégias e políticas para a gestão e operacionalização do Pacto.

No último dia 12 foi anunciado as instituições que irão compor o Conselho de Coordenação do Pacto nos próximos dois anos e o Mater Natura é umas das 10 ONG que estarão nesta gestão.

O Mater Natura, integra a coordenação do Pacto desde a sua formação, sendo também Unidade Regional (UR) do movimento no Paraná. As UR são instituições que atuam no elo da cadeia de restauração e tem a função de atuar de forma local representando o movimento, além de contribuir para cumprir a sua meta.

O PACTO tem atuação de referência em dados de monitoramento, por meio, de uma plataforma Geoespacial. Ressalta-se ainda, a contribuição por meio de publicações sobre a restauração da Mata Atlântica, muitas delas fruto dos Grupos de Trabalho (GT) técnico-científico e geoespacial. Soma-se a busca pelo reconhecimento de ações da diversidade de gênero associadas a restauração ecológica, entre outras.

O Bioma Mata Atlântica abriga uma das paisagens mais ricas em biodiversidade do mundo e é onde vivem mais de 145 milhões de pessoas em 3.429 municípios. Mas também, é uma das paisagens mais ameaçadas. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) a degradação dos ecossistemas terrestres e marinhos compromete o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas em todo o planeta. O que reforça a importância de estratégias que mudem este cenário.

Neste ano de 2021 teve início a Década da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), declarada pela Organização das Nações Unidas, que tem como principal objetivo aumentar os esforços para restaurar ecossistemas degradados, criando medidas eficientes para combater a crise climática, alimentar, hídrica e da perda de biodiversidade.

O Mater Natura, soma esforços na busca em contribuir para atingir este objetivo, por meio de três projetos de restauração ecológica, dois deles com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e outro que terá início no próximo trimestre em parceria técnico-financeira com o WWF-Brasil.

Ouça o Podcast Tom da Mata, produzido pelo Pacto em parceria com o WWF-Brasil. Em 21 de março está prevista a segunda temporada, agora com o apoio do WRI.

Você sabe quanto tem de Mata Atlântica no seu município? Clique no link e acesse o site “aqui tem mata?” Da SOS Mata Atlântica e descubra quanto tem de remanescentes desse bioma onde você mora.

 

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Projetos responsáveis pela compensação de impactos em cavidades naturais subterrâneas estão em etapa final

Em 25 de março de 2021 o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Margem Companhia de Mineração firmaram o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica – TCCE nº 01/2021, com o objetivo de consolidar as obrigações das partes para a execução de seis projetos visando a compensação pelos impactos negativos irreversíveis

Rolar para cima