“Jabuti” no PL 3.723/2019 pode liberar imediatamente a caça aos animais silvestres

Compartilhe esse conteúdo

25 de Agosto de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Atualizado em 26 de agosto de 2019.

O Mater Natura integra a Aliança Pró Biodiversidade – APB, constituída por técnicos e organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam na área ambiental. A APB foi formada em janeiro de 2017, inicialmente para lutar contra o PL da Caça, como ficou amplamente conhecido o Projeto de Lei (PL) 6.268/2016 de autoria do ex-deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC). Esse projeto almeja a adoção das modalidades da caça esportiva e profissional no Brasil, com a autorização para implantação de Reservas de Caça em propriedades rurais, e a revogação da Lei nº 5.197/1967 (Lei da Fauna).

Desde então, alguns parlamentares começaram uma cruzada em favor da liberação da caça, apresentado uma série de projetos neste sentido no Congresso Nacional. O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), por exemplo, é o autor de duas propostas nesse sentido, sendo uma delas o PLP 436/2014 que visa repassar aos Estados a autorização para legislar sobre a caça. Já o deputado licenciado (DEM-RS) e atual Chefe da Casa Civil do Governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, apresentou o PL 7.136/2010, com proposta ainda mais perigosa: a de passar para os municípios a emissão de licenças de caça.

Mas, o esforço pró liberação da caça não parou nesses três projetos, sendo que tramitam no Congresso mais outros três PLs, todos eles com o objetivo de aprovar o denominado Estatuto dos CACs – Colecionadores, Atiradores e Caçadores, para normatizar o armamento utilizado por essas categorias e considerar como legalizada a caça esportiva no Brasil. Os referidos PLs são: 986/2015, 1.019/2019 e 3.615/2019, respectivamente dos deputados federais Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC) e Alexandre Leite (DEM-SP) e do senador Marcos Rogério (DEM-RO). Cabe mencionar que o PL 3.615/2019 é uma cópia praticamente fiel do PL 1.019/2019, em uma óbvia estratégia de atuar de forma conjunta nas duas casas de lei e obter maiores chances de aprovação na proposta da regularização da caça no Brasil.

A sétima e mais recente investida desse grupo de parlamentares para a liberação da caça aos animais silvestres se deu neste mês de agosto, com a apresentação na Câmara do PL 3.723/2019, que visa alterar a Lei nº 10.826/2003 que versa sobre o registro, porte e comercialização de armas de fogo e munição. O objetivo desse PL era apenas o de viabilizar a proposta do Presidente Bolsonaro de “flexibilizar o porte e a posse de armas de fogo para a defesa pessoal e da família”, uma agenda de sua campanha eleitoral. No entanto, ao emitir seu Parecer o relator do PL, Alexandre Leite, introduziu um “jabuti” (emenda que modifica e que vai “de carona” no projeto original) no PL 3.723, na forma da cópia e inserção dos capítulos dos CACs existentes nos PLs 3.615/2019 e 1.019/2019, pretendendo, assim, legalizar a atividade da caça no Brasil.

Todos Contra a Caça
Todos Contra a Caça – Arte de Marcelo Calazans

O alarmante é que Alexandre Leite solicitou e obteve da Câmara o status de Regime de Urgência para o PL 3.723, possibilitando que este “pulasse” a tramitação em 4(quatro) Comissões da Câmara para ser apreciado e votado diretamente em seu Plenário. Essa votação deveria ocorrer semana passada, mas foi adiada graças a pressão de ambientalistas e defensores da causa animal nas redes sociais. Podendo, contudo, entrar na pauta de votação desta semana (27 a 29 de agosto). Veja aqui texto divulgado na mídia explicando toda a manobra do deputado Alexandre Leite para liberar a caça, e aqui a Nota Técnica denunciando a artimanha política e a ilegalidade jurídica da inserção da temática da caça no PL de porte/posse de armas, a qual é assinada por 126 OSCs.

Contamos com seu apoio para impedir que a Câmara aprove norma para a liberação da caça no Brasil, ainda neste mês de agosto, procedendo da seguinte forma:

  1. Entre nas redes sociais do Deputado Alexandre Leite solicitando que ele retire de seu Relatório os artigos que liberam a caça de animais silvestres no País.

Facebook @AlexandreLeiteSP  e Instagram: @AlexandreLeite.sp

Twitter: @lexandreleite

2) Envie mensagens para os demais deputados que votem contra o Parecer do Alexandre Leite, caso ele não retire de seu Relatório os referidos artigos.

Todos Contra a Caça
Todos Contra a Caça

#TodosContraCaça

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

6º episódio da websérie aborda resiliência climática no Litoral paranaense a partir do fortalecimento da gestão integrada do território

O sexto episódio da websérie “Olha o Clima, Litoral!” aborda a questão da resiliência climática, ou seja, da capacidade de se adaptar e se recuperar dos impactos das mudanças climáticas, como tempestades, secas e inundações. É como “dar a volta por cima” e continuar funcionando, mesmo diante destes desafios, protegendo vidas, nossos ecossistemas naturais e

Nossas ações

Mater Natura recebe o 30º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Recuperação de Áreas Degradadas

Estivemos no evento de entrega do 30º Prêmio Expressão de Ecologia, no dia 31 de agosto, para receber premiação na categoria Recuperação de Áreas Degradadas. O case do Mater Natura, denominado “Plantando o Futuro: Integração de Projetos para a Década de Restauração da ONU” apresenta os esforços de integração de quatro projetos de restauração executados

Rolar para cima