Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio

Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (colaborador, financiador e institucional) – O ICMBio é o mais novo órgão ambiental do governo brasileiro. Foi criado pela Lei nº 11.156, de 28 de agosto de 2007. É uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). A sua principal missão institucional é administrar as unidades de conservação (UCs) federais, que são áreas de importante valor ecológico. Nesse sentido, cabe ao instituto executar as ações da política nacional de unidades de conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União.

Sobre a parceria – A parceria do Mater Natura com o ICMBio se desenvolve em três níveis, sendo que este órgão público já atuou(a) tanto como financiador de alguns projetos e outras atividades do Mater Natura, como também colaborador em outras, assim como tem nos propiciado apoio institucional em atividades de políticas públicas, campanhas, eventos e outras atividades voltadas à conservação da diversidade biológica em ecossistemas e unidades de conservação do Paraná.
Em termos de projetos técnicos, até 2008, a parceria entre o Mater Natura e o ICMBio são, em sua maior parte, as mesmas relatadas nesta seção do site para o IBAMA, uma vez que a partir da criação deste órgão algumas das atividades do IBAMA foram repassadas para responsabilidade do ICMBio. A partir de 2009, o ICMBio foi parceiro do Mater Natura nos seguintes projetos: Gerenciamento integrado de unidades de conservação da mata atlântica: a capacitação em gestão participativa como uma estratégia de conservação (2011 a 2012); Ações de governança territorial da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná (2013 a 2015); e Corredor Ecológico das Araucárias (2011 a 2012) e Governança participativa da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná (2010 a 2012), em que este órgão participou do Grupo Gestor destes projetos, contribuindo efetivamente para a definição do conceito e a construção dos limites e ações dos Corredores do Rio Paraná e das Araucárias.
O ICMBio também será um dos parceiros na execução do projeto Corredores de Biodiversidade, a ser realizado entre 2016 a 2020, com recursos do BNDES e com o objetivo de restaurar 344 hectares de APPs situadas em sete áreas localizadas no Paraná e Mato Grosso do Sul.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima