Instituto Ambiental do Paraná – IAP

Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (colaborador, financiador e institucional) – O IAP é órgão responsável pela execução da política ambiental do governo do Paraná. Sua missão é proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

Sobre a parceria – A parceria do Mater Natura com o IAP se desenvolve em três níveis, sendo que este órgão público já atuou(a) tanto como financiador de alguns projetos e outras atividades do Mater Natura, como também colaborador em outras, assim como tem nos propiciado apoio institucional em atividades de políticas públicas, campanhas, eventos e outras ações voltadas à conservação da diversidade biológica em ecossistemas e unidades de conservação do Paraná.
Em termos de projetos técnicos nossa parceria com o IAP ocorreu em:
• Cultivando Esperança – Recuperar a Floresta para colher benefícios (2012 a 2016) – O IAP efetuou a doação de mudas de essências nativas para a restauração de 95 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) situadas em matas ciliares de pequenas propriedades rurais na APA da Serra da Esperança. No âmbito do projeto Corredores da Biodiversidade (2016 a 2020) o IAP também será um dos parceiros que irão efetuar a doação de mudas para a recuperação florestal de 344 hectares localizadas em sete áreas localizadas no Paraná e Mato Grosso do Sul.
• Nos projetos Ações de Governança Territorial da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, desenvolvido de 2013 a 2015, com o patrocínio do Funbio, e Governança Participativa da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, apoiado pelo MMA/PDA, o IAP participou integrando a Rede Gestora do Corredor e cedendo a sede da Estação Ecológica do Caiuá para a realização de reuniões.
• É de direito saber – a legislação ambiental na vida das comunidades da APA da Serra da Esperança – o projeto foi selecionado em edital público da SEMA e realizado no período de julho de dezembro de 2008, com a colaboração do Instituto Ambiental do Paraná – IAP. O objetivo principal do projeto foi o de levar informação a respeito da legislação ambiental em unidades de conservação às comunidades da APA da Serra da Esperança, proporcionando uma maior conscientização dos agricultores e o estabelecimento de uma relação de cooperação entre eles e o órgão ambiental estadual.
• No projeto Heterogeneidade ambiental e diversidade de anuros (Amphibia: anura) dos Campos Gerais (2010 a 2012), o IAP concedeu a autorização ambiental para a realiazação de pesquisas em quatro unidades de conservação estaduais gerenciadas por este órgão.
• Cultura Viva da Ilha do Mel (janeiro de 2008 a julho de 2015) e Ecofalantes da Ilha do Mel (março de 2008 a março de 2009) – Nestes dois projetos, financiados respectivamente pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Sadia, o IAP contribuiu apoiando com a disponibilidade de uso dos alojamentos, isenção da taxa de visitação, uso do estacionamento no local de embarque, e ocasionais e pré-agendados apoios no transporte de pessoal até a Ilha do Mel.
• Capacitação em Gestão Participativa de Unidades de Conservação na Região Sul e Mato Grosso do Sul – junho de 2007 a junho de 2009 – o IAP atuou como um dos parceiros institucionais do projeto, contribuindo, por exemplo, com a cessão de uso da infraestrutura da Estação Ecológica do Caiuá para a realização dos cursos de capacitação de técnicos e integrantes da comunidade selecionados para participarem do projeto.
• Formação do Conselho da APA e elaboração do Plano de Manejo da APA Serra da Esperança – maio de 2006 a julho de 2009 – como gestor desta Unidade de Conservação, o IAP atuou no acompanhamento e supervisão do projeto, proporcionando apoio técnico e logístico para seu bom andamento.
• Projeto: “Jovem, mostre a sua cara!” – dezembro de 2004 a junho de 2008. Como gestor da Ilha do Mel, o IAP auxiliou o projeto, sempre que previamente agendado, com transporte, articulação de pessoal, fornecimento de espaço físico para reuniões e disponibilização de informações relacionadas à sua execução.
• Restauração da Floresta com Araucária no Parque Estadual de Campinhos (PR), promovido em 2008 com o apoio financeiro do Earthwatch Institute, o IAP autorizou e apoiou atividades de restauração florestal no Parque Estadual de Campinhos, coordenadas pelo Mater Natura e com a participação de voluntários do Banco HSBC.
• ABC das UCs – Educação Socioambiental voltada às Unidades de Conservação, realizado em 2008 com o apoio financeiro de edital lançado pela SEMA/IAP, promoveu atividades de educação ambiental interagindo estudantes e moradores da região metropolitana de Curitiba com UCs regionais.
• No Curso de Capacitação de Voluntários na Estação Ecológica (ESEC) do Caiuá, organizado e realizado entre os meses de dezembro de 2005 a março de 2006, o IAP cedeu a infraestrutura estabelecida na ESEC, o envolvimento dos funcionários da ESEC no projeto, e de técnicos do IAP para efetuarem palestras no referido curso. A carga horária total do curso foi de 27 horas.
• Ecologia da Curucaca – Theristicus caudatus – (Aves: Threskiornithidae) e a influência da agricultura convencional sobre a fauna dos Campos Gerais do Paraná – executado de setembro de 2002 a dezembro de 2003, este projeto foi apoiado pela IAP/gerência do Parque Estadual de Vila Velha na forma de emissão de autorização para acessar e efetuar pesquisas nesta unidade de conservação, bem como a cessão de alojamentos para que os pesquisadores permanecessem no parque sem custos. Cabe mencionar que o IBAMA emitiu licença para coleta/captura de animais, durante a pesquisa.
• O Parque Estadual Vila Rica e a conservação da biodiversidade no Paraná – projeto apoiado parcialmente pelo sistema SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) e IAP (Instituto Ambiental do Paraná), por intermédio de edital do FEMA (Fundo Estadual do Meio Ambiente). Realizado no período de novembro de 2002 a janeiro de 2004, o IAP apoiou financeiramente dois trimestres da execução do projeto, sendo complementado com recursos captados pelo Mater Natura em outras fontes, bem como por ações voluntárias de sua equipe técnica.
• Revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual de Vila Rica, Fênix-PR – este projeto do Mater Natura foi selecionado no âmbito de edital do MMA/FNMA – Fundo Nacional do Meio Ambiente, e desenvolvido de junho de 2002 a janeiro de 2004. Esta Unidade de Conservação (UC) foi criada em 1955 para preservar um dos únicos remanescentes da Floresta Estacional Semidecidual no Paraná, sendo que seu plano de manejo inicial foi elaborado em 1987 sendo, portanto, totalmente refeito pela equipe do Mater Natura. Como órgão gestor desta UC, o IAP atuou na supervisão e aprovação final do plano de manejo, bem como do processo de instituição de seu Conselho Gestor.
• Resgate do Etnoconhecimento da Região de Castro-PR – projeto apoiado parcialmente pelo sistema SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) e IAP (Instituto Ambiental do Paraná), por intermédio de edital do FEMA (Fundo Estadual do Meio Ambiente). Realizado no período de junho de 2002 a setembro de 2004, o IAP apoiou financeiramente três trimestres da execução do projeto, sendo complementado com recursos captados pelo Mater Natura em outras fontes, bem como por ações voluntárias de sua equipe técnica.
• Estudo da situação das espécies da fauna e sua conservação no estado do Paraná – o Mater Natura foi selecionado em edital do IAP para executar este projeto, desenvolvido entre novembro de 2002 e julho de 2004, com o objetivo de efetuar a revisão da “Lista Vermelha das Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná”, publicada em 1995. Esse estudo (Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no Estado do Paraná) foi entregue no formato de livro (Livro Vermelho), CD-Rom e inserido em websites, e foi precedido por um diagnóstico sobre a realidade das espécies ameaçadas do Estado do Paraná, contendo seu status, características biológicas conhecidas, biomas de ocorrência, e a sua situação nas Unidades de Conservação do Estado. O Mater Natura também integrou grupo de trabalho estabelecido pelo IAP que elaborou o conteúdo do Decreto Estadual Nº 3.148, de 15 de junho de 2004, que estabelece o Sisfauna, um inovador instrumento de gestão e proteção da fauna silvestre.
O Mater Natura também tem participado do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba, como integrante representativo das ONGs.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima