Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO

Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (financiador) – O Funbio é uma associação civil sem fins lucrativos criada em 28 de setembro de 1995, com o objetivo geral de complementar as ações governamentais para a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica do país, em consonância com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), de âmbito mundial, e o Programa Nacional da Diversidade Biológica (Pronabio). Sua missão é viabilizar iniciativas estratégicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade que envolvam uma visão de futuro.

Sobre a parceria – A aproximação do Mater Natura com o Funbio se deu no segundo semestre de 2004, no âmbito de edital lançado pelo FUNBIO, denominado Programa Integrado de Conservação e Uso Sustentável (PICUS), que em sua primeira fase recebeu 25 cartas-consultas, das quais foram selecionadas sete projetos. Em sua segunda fase o Funbio e a TNC aportaram recursos para que o Mater Natura – representando o consórcio de sete ONGs que tiveram proposta selecionada pelo Funbio – fosse o executor de um diagnóstico socioambiental da área proposta para execução do projeto. Este recurso também possibilitou que as ONGs consorciadas elaborassem um Plano de Trabalho para o programa com metas de curto, médio e longo prazos. No entanto, em dezembro de 2006, o Conselho Deliberativo do Funbio decidiu encerrar o edital sem selecionar nenhum dos projetos inscritos e pré-aprovados na primeira fase.

Entre 2010 e 2012, recebemos outro apoio do Funbio para o projeto “Inclusão e ampliação da proteção da Floresta Ombrófila Mista e Floresta Ombrófila Densa em quatro UCs de proteção integral na Serra do Mar paranaense”. Esse projeto foi executado em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), do Governo do Paraná, e produziu estudos e subsídios para que o Estado possa, havendo interesse futuro, ampliar as atuais áreas destas quatro unidades de conservação.

Entre 2010 e 2012, o Funbio apoiou o projeto Inclusão e ampliação da proteção da Floresta Ombrófila Mista e Floresta Ombrófila Densa em quatro UCs de proteção integral na Serra do Mar paranaense, aprovado em sua Chamada de projetos denominado Fundo para Conservação da Mata Atlântica – AFCoF II (recursos da Cooperação Brasil -Alemanha).

Por sua vez, de 2012 a 2015, outros três projetos foram financiados pelo Funbio, por meio do acordo bilateral Brasil-Estados Unidos regido pela lei Tropical Forest Conservation Act (TFCA) de 1998: Implantação do Plano de Conservação do Bicudinho-do-brejo; Ações de Governança territorial da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná; e ConBio: Investindo em capacitação como estratégia para a conservação da Mata Atlântica.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Projeto Cavernas, promovendo estudos e a conservação do Patrimônio Espeleológico Nacional, chega ao fim 

No dia 16 de abril ocorreu a última reunião de acompanhamento dos projetos de estudos e conservação do Patrimônio Espeleológico no Paraná, no âmbito do Termo de Cooperação, para atender ao Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica nº 01/2021/ICMBio-CECAV. Dentre os presentes estavam representantes do CECAV/ICMBIO (Jocy Cruz e Diego Bento), da Margem Mineração –

Rolar para cima