Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO

Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (financiador) – O Funbio é uma associação civil sem fins lucrativos criada em 28 de setembro de 1995, com o objetivo geral de complementar as ações governamentais para a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica do país, em consonância com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), de âmbito mundial, e o Programa Nacional da Diversidade Biológica (Pronabio). Sua missão é viabilizar iniciativas estratégicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade que envolvam uma visão de futuro.

Sobre a parceria – A aproximação do Mater Natura com o Funbio se deu no segundo semestre de 2004, no âmbito de edital lançado pelo FUNBIO, denominado Programa Integrado de Conservação e Uso Sustentável (PICUS), que em sua primeira fase recebeu 25 cartas-consultas, das quais foram selecionadas sete projetos. Em sua segunda fase o Funbio e a TNC aportaram recursos para que o Mater Natura – representando o consórcio de sete ONGs que tiveram proposta selecionada pelo Funbio – fosse o executor de um diagnóstico socioambiental da área proposta para execução do projeto. Este recurso também possibilitou que as ONGs consorciadas elaborassem um Plano de Trabalho para o programa com metas de curto, médio e longo prazos. No entanto, em dezembro de 2006, o Conselho Deliberativo do Funbio decidiu encerrar o edital sem selecionar nenhum dos projetos inscritos e pré-aprovados na primeira fase.

Entre 2010 e 2012, recebemos outro apoio do Funbio para o projeto “Inclusão e ampliação da proteção da Floresta Ombrófila Mista e Floresta Ombrófila Densa em quatro UCs de proteção integral na Serra do Mar paranaense”. Esse projeto foi executado em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), do Governo do Paraná, e produziu estudos e subsídios para que o Estado possa, havendo interesse futuro, ampliar as atuais áreas destas quatro unidades de conservação.

Entre 2010 e 2012, o Funbio apoiou o projeto Inclusão e ampliação da proteção da Floresta Ombrófila Mista e Floresta Ombrófila Densa em quatro UCs de proteção integral na Serra do Mar paranaense, aprovado em sua Chamada de projetos denominado Fundo para Conservação da Mata Atlântica – AFCoF II (recursos da Cooperação Brasil -Alemanha).

Por sua vez, de 2012 a 2015, outros três projetos foram financiados pelo Funbio, por meio do acordo bilateral Brasil-Estados Unidos regido pela lei Tropical Forest Conservation Act (TFCA) de 1998: Implantação do Plano de Conservação do Bicudinho-do-brejo; Ações de Governança territorial da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná; e ConBio: Investindo em capacitação como estratégia para a conservação da Mata Atlântica.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima