Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Compartilhe esse conteúdo


Sobre o parceiro (financiador e institucional)
– Criada em 1990 e com sede em Curitiba, estado do Paraná, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Suas ações estão pautadas em ciência e na consciência de que esse é o caminho para a manutenção da vida na Terra. A Fundação atua no patrocínio e disseminação de ações no campo da conservação da natureza no país, e também opera projetos próprios na área.

Sobre a parceria – A Fundação Grupo Boticário é um parceiro institucional do Mater Natura, atuando em atividades conjuntas de políticas públicas, campanhas, eventos e outras atividades voltadas à conservação da diversidade biológica em ecossistemas e unidades de conservação do Paraná.
A Fundação também apoiou os seguintes projetos do Mater Natura, selecionados em editais por ela promovidos:
• Em fevereiro de 1996 apoiou custos de aquisição de equipamentos permanentes para a implantação do projeto Observações Ecológicas em Cavernas: Análise do Sistema Cártisco, uma vez que seu financiador – o FNMA – não permitia a compra de material permanente para ONGs.
• Custeou as despesas com passagens, hospedagem e alimentação de especialistas em fauna, durante seminário técnico realizado no dia 17 de janeiro de 2003, na Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, visando subsidiar o projeto Estudo da situação das espécies da fauna e sua conservação no estado do Paraná, para revisão da edição de 1995 da Lista Vermelha da Fauna Paranaense.
• Ecologia da Curicaca (Theristicus caudatus, Aves: Threskiornithidae) e a influência da agricultura convencional sobre a fauna dos Campos Gerais do Paraná, realizado de setembro de 2002 a dezembro de 2003.
• Subsídios à conservação da maria-catarinense (Hemitriccus kaempferi): distribuição geográfica e caracterização dos ambientes de ocorrência, projeto desenvolvido entre agosto de 2008 a julho de 2009.
• Apoio ao projeto Ecologia e comportamento do Bicudinho-do-brejo (Stymphalornis acutirostris), iniciado em janeiro de 2006 e concluído em julho de 2007. O projeto foi novamente submetido a edital da Fundação e aprovado sua continuidade de agosto de 2007 até janeiro de 2009.
• Consultoria para levantamento das ações integradas de instituições públicas e privadas voltadas ao fortalecimento da fiscalização no litoral do Paraná, em 2010.
• Apoio à expedição dos associados Ricardo Belmonte-Lopes e Marcos Ricardo Bornschein para integrar expedição científica que possibilitou, anos depois, a confirmação da descoberta e a descrição da nova ave Tapaculo-da-Bahia (Scytalopus diamantinensis), em 2010.
• Heterogeneidade ambiental e diversidade de anuros (Amphibia: anura) dos Campos Gerais, entre 2010 a 2012.
• Em 2011 apoiou proposta do Mater Natura, que fou um dos organizadores da Semana Mata  Atlântica e da Assembleia Geral da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), com o patrocínio de passagens aéreas para as ONGs afiliadas da RMA.
• Avaliação da vulnerabilidade de extinção das espécies da Floresta Atlântica mediante o uso de redes de interação mutualística entre plantas zoocóricas e aves frugívoras, de 2012 a 2013.
• Zona Livre de Braquiária: uma proposta para a conservação do bicudinho-do-brejo na APA de Guaratuba, de 2012 a 2013.
• Riqueza, ecologia molecular e conservação de Melanophryniscus (Amphibia: Anura: Bofonidae) da Floresta Atlântica do sul do Brasil, de 2011 a 2014.
• Território, biologia reprodutiva e elaboração de um plano de ação nacional para conservação da maria-da-restinga (Phylloscartes kronei), de 2012 a 2014.
• Vulnerabilidade de aves estuarinas à mudança climática, de 2011 a 2014.
• O projeto Riqueza, ecologia molecular e conservação de Melanophryniscus (Amphibia: Anura: Bufonidae) da Floresta Atlântica do sul do Brasil, desenvolvido de 2011 a 2014, realizou estudos que subsidiaram a descrição de 15 novas espécies de anfíbios dos gêneros Brachycephalus e Melanophryniscus.
No período de 2013 a 2017, a Fundação Grupo Boticário patrocinará a execução de cinco projetos e programas do Mater Natura aprovados em seus editais, quais sejam:
• Incrementos a investimentos conservacionistas no litoral do Paraná – é um programa desenvolvido de 2013 a 2017 com o objetivo de monitorar a implantação de obras e projetos de infraestrutura no litoral paranaense e propor medidas de prevenção e mitigação de impactos ambientais;
• Controle das braquiárias-d´água para a conservação do bicudinho-do-brejo na APA de Guaratuba – é um programa com previsão de execução entre 2013 a julho de 2016, com o objetivo de recuperar habitats do bicudinho-do-brejo invadidas por este capim exótico. Precedente este programa, foi executado um projeto de mesmo objetivo, entre 2012 e 2013, denominado Zona Livre de Braquiária: uma proposta para a conservação do bicudinho-do-brejo na APA de Guaratuba (PR).
• Desenvolvimento de novos marcadores moleculares em corais pétreos (Cnidaria: Scleractinia) e avaliação de sua utilidade para a delimitação de novas espécies, caracterização da diversidade genética e conectividade entre populações coralíneas ao longo da costa brasileira – projeto a ser desenvolvido entre 2015 a 2017.
• Biodiversidade de Brachycephalus (Brachycephalidae) e Melanophryniscus (Bufonidae) endêmicos de florestas montanas do Paraná: descobrindo novas espécies e investigando sua variabilidade genética, com prazo de execução entre 2015 a 2017. Este projeto está complementando os resultados e produtos obtidos com o projeto anterior, de 2011 a 2014.
• Criação da Reserva Bicudinho-do-brejo (RPPN), com previsão de desenvolvimento em 2015 e 2016, o projeto visa apoiar os procedimentos de transformação da Reserva Bicudinho-do-brejo, criada em 2009, em uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima