Fundação Francisco

Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (financiador) – A Fundação Francisco foi instituída como fruto de projeto pessoal de seu presidente, João Humberto Pereira Mafra, de captar recursos internacionais – junto a outras instituições como a Tides Foundation e a Damien Foundation – para apoiar o desenvolvimento e o fortalecimento institucional de pequenas ONGs brasileiras. Sua sede funcionava em Brasília-DF, mas, atualmente, a Fundação Francisco encontra-se desativada.

Sobre a parceria – Entre 1994 e 1997, a Fundação Francisco efetuou várias doações ao Mater Natura para custear a execução de projetos e atividades, que apesar de se constituírem de pequeno porte financeiro representaram um retorno inestimável para a manutenção das atividades da nossa ONG e do Fórum das Entidades Ambientalistas de Curitiba, uma coalisão informal de aproximadamente 12 ONGs que funcionou entre 1986 e 1997. Estes apoios da Fundação Francisco são citados a seguir:
• O primeiro apoio da Fundação Francisco ao Mater Natura ocorreu quando esta instituição entendeu que os ambientalistas se beneficiariam muito da utilização da Internet, recém-aberta às entidades brasileiras durante a Eco 92 pela Ong IBASE. Entre 1993-1994 (três anos antes da Internet se popularizar no mundo), ela obteve recursos da Fundação Damien para financiar a implantação do projeto Rede Ecologista conectando, pela primeira vez, 35 ONGs socioambientais brasileiras ao Alternex, nodo brasileiro da Associação para o Progresso da Comunicação, então projeto do IBASE. O Mater Natura foi uma das ONGs beneficiadas por este projeto.
• Entre janeiro de 1994 a janeiro de 1995, a Fundação Francisco nos repassou recursos captados da Tides Foundation para assessorar técnica e administrativamente as atividades do Fórum das Entidades Ambientalistas de Curitiba, que funcionou no período de 1986 a 1997, reunindo aproximadamente 12 ONGs da Região Metropolitana de Curitiba.
• Em dezembro de 1994 efetuou outra doação da Tides Foudation para apoiar o projeto “Rede Verde”, coordenado pela jornalista Teresa Urban, que se constituiu em um serviço não-governamental de coleta, organização e difusão de informações sobre o meio ambiente, veiculadas através de mais de 100 (cem) emissoras de rádio do Estado do Paraná.
• De 05 de junho de 1997 até 04 de julho de 1998, mais uma vez apoiou financeiramente o projeto “Rede Verde”, em parceria com a Damien Foudation.
• Em abril de 1997 financiou a primeira etapa do “Projeto Memória do Movimento Ambientalista”, coordenado pela jornalista Teresa Urban. A iniciativa foi aprovada como prioridade no Seminário “Desafios e Perpectivas do Movimento Ambientalista Brasileiro”, realizado em Brasília – DF, em setembro de 1995.
• Apoiou o trabalho realizado através do “CONAMA PRESS”, elaborado pela advogada ambientalista Maude Nancy Mota, representante das ONGs da Região Sul no CONAMA no biênio 1994/95, que teve como objetivo aprimorar a articulação local, regional e, no possível, nacional, das entidades ambientalistas, analisando e resumindo as pautas do Conama e divulgando-as para as entidades da Região, representantes de outras regiões e demais interessados, através de informativo enviado por fax, correio e e-mail.
• Em fevereiro de 1996 apoiou custos de aquisição de equipamentos permanentes para a implantação do projeto “Observações Ecológicas em Cavernas: Análise do Sistema Cártisco”, uma vez que seu financiador – o FNMA – não permitia a compra de material permanente para ONGs.
• Apoiou, a partir de abril de 1997, as despesas postais para doação às ONGs de exemplares da segunda edição do livro publicado pelo Mater Natura denominado “Ecolista – Cadastro Nacional de Instituições Ambientalistas”.
• Também, em abril de 1997, custeou a distribuição postal de 1.000 exemplares do livro “Práticas para o Sucesso de ONGs Ambientalistas”, lançado pela SPVS com o apoio do Unibanco Ecologia e TNC.
• De novembro de 1996 até novembro de 1997 efetuou doação para aprimorar a atuação, de forma profissionalizada, dos ambientalistas responsáveis por exercer a função de Secretaria Executiva do Fórum das Entidades Ambientalistas da Região Metropolitana de Curitiba, através da contratação de um técnico/ativista profissional.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima