Fundação Francisco

Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (financiador) – A Fundação Francisco foi instituída como fruto de projeto pessoal de seu presidente, João Humberto Pereira Mafra, de captar recursos internacionais – junto a outras instituições como a Tides Foundation e a Damien Foundation – para apoiar o desenvolvimento e o fortalecimento institucional de pequenas ONGs brasileiras. Sua sede funcionava em Brasília-DF, mas, atualmente, a Fundação Francisco encontra-se desativada.

Sobre a parceria – Entre 1994 e 1997, a Fundação Francisco efetuou várias doações ao Mater Natura para custear a execução de projetos e atividades, que apesar de se constituírem de pequeno porte financeiro representaram um retorno inestimável para a manutenção das atividades da nossa ONG e do Fórum das Entidades Ambientalistas de Curitiba, uma coalisão informal de aproximadamente 12 ONGs que funcionou entre 1986 e 1997. Estes apoios da Fundação Francisco são citados a seguir:
• O primeiro apoio da Fundação Francisco ao Mater Natura ocorreu quando esta instituição entendeu que os ambientalistas se beneficiariam muito da utilização da Internet, recém-aberta às entidades brasileiras durante a Eco 92 pela Ong IBASE. Entre 1993-1994 (três anos antes da Internet se popularizar no mundo), ela obteve recursos da Fundação Damien para financiar a implantação do projeto Rede Ecologista conectando, pela primeira vez, 35 ONGs socioambientais brasileiras ao Alternex, nodo brasileiro da Associação para o Progresso da Comunicação, então projeto do IBASE. O Mater Natura foi uma das ONGs beneficiadas por este projeto.
• Entre janeiro de 1994 a janeiro de 1995, a Fundação Francisco nos repassou recursos captados da Tides Foundation para assessorar técnica e administrativamente as atividades do Fórum das Entidades Ambientalistas de Curitiba, que funcionou no período de 1986 a 1997, reunindo aproximadamente 12 ONGs da Região Metropolitana de Curitiba.
• Em dezembro de 1994 efetuou outra doação da Tides Foudation para apoiar o projeto “Rede Verde”, coordenado pela jornalista Teresa Urban, que se constituiu em um serviço não-governamental de coleta, organização e difusão de informações sobre o meio ambiente, veiculadas através de mais de 100 (cem) emissoras de rádio do Estado do Paraná.
• De 05 de junho de 1997 até 04 de julho de 1998, mais uma vez apoiou financeiramente o projeto “Rede Verde”, em parceria com a Damien Foudation.
• Em abril de 1997 financiou a primeira etapa do “Projeto Memória do Movimento Ambientalista”, coordenado pela jornalista Teresa Urban. A iniciativa foi aprovada como prioridade no Seminário “Desafios e Perpectivas do Movimento Ambientalista Brasileiro”, realizado em Brasília – DF, em setembro de 1995.
• Apoiou o trabalho realizado através do “CONAMA PRESS”, elaborado pela advogada ambientalista Maude Nancy Mota, representante das ONGs da Região Sul no CONAMA no biênio 1994/95, que teve como objetivo aprimorar a articulação local, regional e, no possível, nacional, das entidades ambientalistas, analisando e resumindo as pautas do Conama e divulgando-as para as entidades da Região, representantes de outras regiões e demais interessados, através de informativo enviado por fax, correio e e-mail.
• Em fevereiro de 1996 apoiou custos de aquisição de equipamentos permanentes para a implantação do projeto “Observações Ecológicas em Cavernas: Análise do Sistema Cártisco”, uma vez que seu financiador – o FNMA – não permitia a compra de material permanente para ONGs.
• Apoiou, a partir de abril de 1997, as despesas postais para doação às ONGs de exemplares da segunda edição do livro publicado pelo Mater Natura denominado “Ecolista – Cadastro Nacional de Instituições Ambientalistas”.
• Também, em abril de 1997, custeou a distribuição postal de 1.000 exemplares do livro “Práticas para o Sucesso de ONGs Ambientalistas”, lançado pela SPVS com o apoio do Unibanco Ecologia e TNC.
• De novembro de 1996 até novembro de 1997 efetuou doação para aprimorar a atuação, de forma profissionalizada, dos ambientalistas responsáveis por exercer a função de Secretaria Executiva do Fórum das Entidades Ambientalistas da Região Metropolitana de Curitiba, através da contratação de um técnico/ativista profissional.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Mater Natura recebe o Selo SESI ODS 2024

  O Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais foi reconhecido mais uma vez com o Selo SESI ODS 2024. A premiação, promovida pelo Sistema Fiep por meio do Sesi Paraná, destaca iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para o avanço da agenda global de desenvolvimento.  Este é o segundo reconhecimento concedido

Rolar para cima