Eventos e reuniões de setembro fortalecem ações e parcerias do Mater Natura

Compartilhe esse conteúdo

O mês de setembro foi intenso, com uma série de atividades, reuniões e eventos que reforçaram parcerias, avançaram projetos e ampliaram ações de educação ambiental e conservação da biodiversidade.

Educação ambiental e restauração florestal
No dia 26 de setembro, participamos de uma ação de educação ambiental com a Sociedade Chauá e a Natureza Karuna, dando continuidade a uma iniciativa iniciada em agosto com a escola alemã Deutsche Schule Curitiba. Os estudantes do 7º ano visitaram a Sociedade Chauá, conheceram o funcionamento de um viveiro florestal e encerraram o dia com o plantio de 50 novas mudas em uma área de restauração do projeto Alto Iguaçu: Florestas para Águas Mais Seguras, realizado pelo Mater Natura.

Ciência e pesquisa em destaque
Também estivemos presentes no Simpósio Integrado de Biodiversidade (SiBio) da UFPR (25/09), com a exposição de um banner apresentando resultados parciais do monitoramento da frugivoria no projeto Estudos da Restauração, realizado pelo Mater Natura com recursos do Programa Biodiversidade Litoral do Paraná.

Rede PPPEA Guaratuba avança em ações estratégicas
Organizamos e participamos da III Assembleia Geral Ordinária da Rede PPPEA Guaratuba (25/09), que reuniu representantes de projetos parceiros, pesquisadores e conselheiros do Parque Nacional  Saint-Hilaire/Lange. O grupo debateu a implementação do PPPEA e deu início ao Projeto Piloto de Turismo de Base Comunitária, voltado às comunidades de Cabaraquara e Parati, no litoral do Paraná.
No mesmo contexto, estivemos presentes também na reunião da Equipe Gestora da Rede PPPEA Guaratuba (01/10), que tratou da incorporação do PPPEA aos processos de licenciamento ambiental, e uma reunião de planejamento orçamentário para o projeto de turismo de base comunitária (29/09).
Também participamos de GTs Territoriais da Rede, que realizaram encontros para dar andamento aos Planos de Intervenção da APA de Guaratuba e do Parque Estadual Boguaçu, fortalecendo a governança e o papel da educação ambiental nas decisões locais.

Fortalecimento da educação ambiental costeira
Junto à Rede PPPEA Guaratuba realizamos encontros voltados à organização da próxima Aula Aberta de Cultura Oceânica e Educação Ambiental e participamos do Curso de Formação de Articuladores da Plataforma Monitora EA (17/09), com representação do Mater Natura.
Além disso, no início do mês (09/09) participamos da aula inaugural do curso híbrido Cultura Oceânica e Educação Ambiental, promovido pela Rede RECOE e pela Rede PPPEA Guaratuba, fortalecendo a formação continuada em educação ambiental para o litoral do Paraná.

Diálogo UC: integração e construção coletiva
O projeto Diálogo UC, realizado pelo Mater Natura com o apoio do programa Biodiversidade Litoral do Paraná, teve um mês de intensa atuação junto às comunidades e parceiros institucionais.
Entre as ações, destacam-se:

  • reuniões com o IFPR e o NCEP/UFPR para o desenvolvimento do Projeto Piloto de Comunicação e Educação Popular na comunidade do Mundo Novo do Saquarema (04/10);
  • planejamento da Oficina “O nosso vizinho é um tesouro para o mundo” com a Escola Elvira Detroz Amorim e o Parque Natural Lagoa do Parado (26/09);
  • elaboração de materiais educativos sobre o Plano de Manejo do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange e o Livro de Currais do PNMIC;
  • lançamento do documentário As Últimas Casas de Farinha, realizado pela APRUMUS com apoio do projeto Conecta UC (22/09);
  • e a continuidade das ações dos Grupos de Trabalho Territoriais em diferentes Unidades de Conservação, fortalecendo a gestão participativa e a valorização dos territórios.
    Os GTs também avançaram na construção de seus Planos de Intervenção em áreas como o Parque Estadual Boguaçu, a APA de Guaratuba e o Parque Natural Municipal Lagoa do Parado, garantindo o envolvimento das comunidades e instituições locais.

Fórum Florestal e articulações institucionais
Organizamos e participamos do XXXXVII Encontro do Fórum Florestal PR e SC (15/09), que promoveu uma mesa-redonda sobre Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e silvicultura. Também estivemos presentes na 2ª Reunião do GT Biodiversidade do Diálogo Florestal, na Reunião da Rede de Advocacy Colaborativo (RAC) e na Coordenação Nacional do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica (17/09).

Reunião da Rede de Advocacy Colaborativo (RAC), capitaneada pelo IDS BRASIL – Instituto de Desenvolvimento Social do Brasil, no dia 15 de setembro

Em paralelo, nossos representantes participaram do GT de Comunicação do Pacto Mata Atlântica (24/09) e de palestras da Live REFAUNA-SP, promovida pela Fundação Florestal. Estivemos também na 3ª Reunião do GT – Roteiro Metodológico Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação do projeto Adaptando Unidades de Conservação (30/09).

Reunião da Coordenação Nacional do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, no dia 17 de setembro 

3ª Reunião do GT – Roteiro Metodológico Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação do projeto Adaptando Unidades de Conservação, no dia 30 de setembro

Além disso, respondemos ao ofício do Instituto Água e Terra (IAT) confirmando nossa representação no Comitê Estadual do Programa de Espécies Exóticas Invasoras.

Essas ações reforçam nosso compromisso contínuo em integrar conhecimento científico, gestão participativa e educação ambiental para a conservação da biodiversidade e o fortalecimento das comunidades locais.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Elos da Mata Atlântica: novo projeto inicia ações de restauração no sudeste do Paraná

Iniciamos, em outubro de 2025, mais uma iniciativa estratégica para a conservação da biodiversidade: o projeto “Elos da Mata Atlântica: Corredores para a Reconexão Ecológica”, aprovado no Edital 21/2024 – Floresta Viva (Sudeste do Paraná), gerenciado pelo Funbio. Com duração de 48 meses, o projeto tem como meta restaurar 200 hectares de áreas degradadas em

Notícias

Eventos e reuniões de setembro fortalecem ações e parcerias do Mater Natura

O mês de setembro foi intenso, com uma série de atividades, reuniões e eventos que reforçaram parcerias, avançaram projetos e ampliaram ações de educação ambiental e conservação da biodiversidade. Educação ambiental e restauração florestalNo dia 26 de setembro, participamos de uma ação de educação ambiental com a Sociedade Chauá e a Natureza Karuna, dando continuidade

Rolar para cima