Dia Mundial do Brincar: projeto disponibiliza cartilha infantojuvenil sobre manguezais e mudança climática

Compartilhe esse conteúdo

Este ano com o tema “A Natureza no Brincar”, a data celebrada no mundo inteiro pode ser vivenciada a partir do material criado pelo projeto “Olha o Clima, Litoral!”, que trata de forma lúdica sobre a manutenção da biodiversidade e a resiliência climática no litoral do Paraná

Dia 28 de maio é o Dia Mundial do Brincar, um marco na sensibilização acerca da importância do lúdico na infância. Para celebrar a data e dar mais visibilidade ao tema deste ano, “A Natureza do Brincar”, o projeto “Olha o Clima, Litoral!” disponibiliza em seu site para download gratuito a cartilha “Bicudinho-do-brejo em uma visita pelo manguezal”. Com atividades divertidas, o material ensina a crianças e adolescentes sobre a importância dos manguezais e sua relação com a mudança climática.

Produzida pelo projeto “Olha o Clima, Litoral!”, a cartilha vem sendo utilizada em escolas das redes municipal e estadual do ensino fundamental I e II e do ensino médio da região de Antonina/PR, como forma de aproximar as comunidades locais dos manguezais e seus ecossistemas associados, pelos quais elas são impactadas econômica e socialmente. O projeto é realizado pelo Mater Natura, com apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e atua para a manutenção da biodiversidade e a resiliência à mudança climática no litoral paranaense.

O material faz parte de um conjunto de ações socioambientais previstas para este e o próximo ano em Antonina. A proposta é que a cartilha seja adotada como uma ferramenta de educação ambiental e sensibilização em conjunto com os educadores das escolas locais. Elas são distribuídas impressas aos alunos logo após a realização de oficinas educativas, que contam com a aplicação de jogos relacionados ao tema.

O projeto está realizando também um curso de educação ambiental sobre os ecossistemas locais e mudança climática para educadores da rede pública de ensino de Antonina. Outra ação, voltada à comunidade pesqueira, busca levantar as principais demandas e compreender melhor o uso dos recursos naturais na região, para poder atuar em prol do fortalecimento comunitário. Por meio de oficinas de diálogo participativo, com metodologia e ferramentas adequadas ao público, o projeto visa promover reflexões sobre educação ambiental por meio da realidade dos pescadores.

A riqueza do manguezal

“O manguezal é um ecossistema do bioma Mata Atlântica de extrema relevância ecológica, econômica e cultural. Além disso, as florestas de mangue contribuem com a absorção de carbono da atmosfera, ajudando no combate à mudança climática”, explica a bióloga que faz parte da equipe de ações socioambientais do projeto e uma das autoras da cartilha, Juliana Pina.

Além de protegerem as áreas costeiras, os manguezais são também fonte de alimento para o ser humano e outros seres vivos. “É um ambiente conhecido como berçário de muitas espécies, inclusive aquelas importantes para a comunidade pesqueira artesanal, que utilizam esses recursos para seu sustento e também reproduzem seus modos de vida tradicionais, com conhecimentos repassados geração a geração. Proteger esse ambiente é proteger a nossa biodiversidade, a nossa sociedade e as pessoas que dele dependem diretamente”, complementa.

Brincar traz aprendizado

Comemorado no dia 28 de maio, com reconhecimento da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o Dia Mundial do Brincar coloca a criança no centro das ações. Esse ano excepcionalmente a data será comemorada no dia 27 (sábado) e tem como tema “A Natureza do Brincar”, trazendo como uma das pautas a importância da interação e maior integração das crianças com a natureza. Essas estratégias também guiam a cartilha do projeto, que é apresentada por seu mascote, o passarinho bicudinho-do-brejo. Ele comanda a leitura, trazendo diversão e conhecimento sobre o tema.

Nela são apresentadas as espécies de mangue existentes – vermelho, branco e preto –, bem como suas diferenças. Por lá, os leitores também são introduzidos aos animais característicos desse ecossistema, entre eles o caranguejo-uçá, o bacucu e o mão-pelada. Os perigos da mudança climática e como contribuir para evitar seus efeitos também fazem parte da leitura. Para as crianças aprenderem mais se divertindo e interagindo com o material, jogos de 7 erros, caça-palavras, labirinto e desenhos para colorir completam a cartilha.

“O material é excelente para aproximar o público infantojuvenil de um ecossistema que traz muita riqueza econômica e natural para o Brasil”, finaliza Pina.

Acesse a cartilha completa aqui.

Sobre o projeto “Olha o Clima, Litoral!”

O projeto “Olha o Clima, Litoral!” atua para a manutenção da biodiversidade e resiliência à mudança climática no litoral do Paraná, com foco na conservação e restauração de manguezais e ambientes associados. É realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais por meio do programa Petrobras Socioambiental, na linha de atuação de Florestas.

O projeto visa desenvolver e implementar, de forma participativa, estratégias e práticas de Adaptações baseadas em Ecossistemas (AbE) dirigidas aos manguezais, brejos salinos e comunidades do litoral paranaense. Com a abordagem da Teoria da Mudança, atua nas áreas de restauração ecológica, monitoramento de avifauna e de flora, adaptação à mudança climática, articulação territorial e ações socioambientais.

Para mais informações acesse: www.climalitoral.org.br

Contatos para imprensa: (41)99198-0004 / (41) 99716-0054 – [email protected]

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima