29 de maio de 2016, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica foi formado em abril de 2009 e, desde então, o Mater Natura participa ativamente do seu Conselho de Coordenação Nacional
O PACTO possui um arcabouço metodológico suportado por mais de trinta anos de pesquisa científica que disponibiliza todos os passos necessários para a construção de um projeto de restauração ecológica com as premissas da incorporação de modelos de reflorestamento com alta diversidade, diferentes técnicas de indução de regeneração natural e planejamento da paisagem para os seus afiliados.

E para que essas ações tenham maior capilaridade, montou-se um modelo de governança do movimento a fim de aumentar a representatividade e atuação do Pacto nos Estados compreendidos na área de abrangência da Mata Atlântica por meio do estabelecimento de Unidades Regionais – URs. Essas unidades têm a função de desempenhar o papel de secretaria executiva, replicando o modelo nacional de governança em escala regional, articulando, capacitando e integrando os diferentes atores envolvidos na cadeia produtiva da restauração ecológica.
Em outubro de 2015, para dar início a este novo modelo de governança do movimento, foi realizada a divulgação para os mais de 200 signatários do PACTO a campanha para aqueles que quisessem se tornar uma Unidade Regional. Assim, em dezembro foi lançado o resultado das instituições selecionadas, contemplando 18 delas, as quais representam 12 Estados compreendidos na área de distribuição da Floresta Atlântica brasileira. No Paraná, o Mater Natura foi a instituição eleita como Unidade Regional.

Nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2016 o Pacto promoveu uma capacitação para as instituições que representam as Unidades Regionais sobre Conceitos e Ferramentas do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.O evento aconteceu no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin, localizado na cidade de Itu/SP. A técnica Ana Paula Silva foi a representante do Mater Natura na capacitação
A capacitação foi realizada pelo Coordenador Nacional do PACTO, Pós-doutor Severino Rodrigo Ribeiro Pinto, a Secretária Executiva do PACTO Msc. Ludmila Pugliese e o Esp. Edson Santiami, Consultor do PACTO. Também esteve presente na capacitação Cora van Oosten (Coordenadora do Programa de Ecossistema & Governança de Paisagem do Centre for Development Innovation), parceira e apoiadora do PACTO.
