Sobre o parceiro (financiador) – O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) (em inglês International Bank for Reconstruction and Development – BIRD) é a instituição financeira do Banco Mundial que proporciona empréstimos e assistência para o desenvolvimento a países. O poder de voto de cada país-membro está vinculado às suas subscrições de capital, que por sua vez estão baseadas no poder econômico relativo de cada país. O BIRD levanta grande parte dos seus fundos através da venda de títulos nos mercados internacionais de capital. Juntos, o BIRD e a AID (Associação Internacional de Desenvolvimento) formam o Banco Mundial.
Sobre a parceria – A parceria foi para a realização do Programa de Saneamento Ambiental da Região Metropolitana de Curitiba – PROSAM), executado no período de 1993 a 1998, para assegurar qualidade de vida à população de municípios da Região de Curitiba.
Em novembro de 1994, um conjunto de oito ONGs assinaram um Protocolo de Intenções com o Governo do Paraná visando a execução do projeto “Auditoria Ambiental Não-Governamental ao PROSAM”, que foi idealizado pelo Fórum de Entidades Ambientalistas da Região Metropolitana de Curitiba para garantir mecanismos de monitoramento da população no acompanhamento da execução do PROSAM. Posteriormente dentre o conjunto dessas ONGs, o Mater Natura foi escolhido para firmar contrato com a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral – SEPL, objetivando exercer a coordenação técnica e a gerência administrativa-financeira da Auditoria.
Entre abril de 1995 e maio de 1998, o projeto realizou o acompanhamento sistemático do planejamento e da execução de vários dos subprojetos do PROSAM. O BIRD foi o responsável pelo financiamento de 85% do orçamento do projeto de Auditoria Ambiental, ficando os demais 15% sob responsabilidade do Governo do Estado, através da SEPL.