Atuação em políticas públicas e participação em eventos e reuniões

Compartilhe esse conteúdo

Ao longo do mês de março, estivemos presentes em diversos eventos, reuniões e iniciativas voltadas à conservação da biodiversidade, educação ambiental e fortalecimento de políticas públicas. Confira os principais destaques:  

Reunião do Conselho do PARNA Guaricana  

No dia 27/03, apresentamos o projeto Diálogo UC na 14ª Reunião do Conselho do Parque Nacional de Guaricana, representados por Renata Garrett Padilha e Silvana de Andrade. A iniciativa busca integrar diferentes atores sociais para promover a conservação da biodiversidade e fortalecer a governança ambiental no litoral do Paraná por meio de um processo educativo. Além disso, foram discutidos temas relevantes, como:  

  • Mobilização para a construção da proposta da Zona de Amortecimento do PARNA Guaricana;
  • Retomada do Conselho do Mosaico Lagamar;  
  • Apresentação do Programa Monitora PARNA Guaricana;
  • Organização das reuniões das Câmaras Técnicas;
  • Criação de um GT para auxiliar na renovação do Conselho (mandato 2025-2027).

Articulação para Educação Ambiental em Guaratuba

No dia 26/03, a Rede PPPEA Guaratuba, da qual fazemos parte, articulou com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (CAOP), do Ministério Público do Paraná, a implementação do Objetivo Específico nº 4 do PPPEA Guaratuba, que visa propor normativas para orientar ações de Educação Ambiental em licenciamentos, ampliando políticas públicas na região. 

Lançamento do programa “Fortalecendo Capacidades na Mata Atlântica” 

No dia 18/03, estivemos no lançamento do programa “Fortalecendo Capacidades na Mata Atlântica”, em São Paulo (SP), representados pelo associado e coordenador de projetos, César Tavares. A iniciativa tem como objetivo capacitar atores locais para implementar restauração florestal, soluções baseadas na natureza (SBNs) e mobilizar financiamento para projetos em larga escala. 

O encontro reuniu cerca de 50 profissionais atuantes na restauração de paisagens, que participaram de dinâmicas para discutir desafios e oportunidades ligados à Agenda de Restauração, com foco no bioma Mata Atlântica. Com previsão de duração até setembro deste ano, temas importantes serão abordados, como Infraestrutura Natural, SBNs, financiamento, políticas públicas, governança climática e monitoramento.  

O programa é realizado pelo WRI Brasil, Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e Sociedade Brasileira de Restauração (SOBRE), em parceria com o Dispersar, com apoio financeiro da Salesforce. Saiba mais sobre o programa

3º Ornithos Grande Reserva Mata Atlântica

Entre os dias 14 e 16/03, marcamos presença no 3º Ornithos, em Antonina (PR), com palestras dos ornitólogos associados Tiago Machado (sobre aves estuarinas) e Maria Fernanda Rivas (sobre a conservação do bicudinho-do-brejo), além da exposição e distribuição de materiais informativos e educativos do projeto “Olha o Clima, Litoral!” e a realização de oficinas para crianças e adolescentes.  

5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente do Paraná  

Nos dias 12 e 13/03, os representantes do Mater Natura César Tavares e Renata Padilha participaram da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente do Paraná, em Curitiba. O evento reuniu centenas de participantes para debater ações ambientais e climáticas para o estado, selecionando 20 propostas que serão enviadas para a Conferência Nacional em maio. 

Renata Padilha e César Tavares na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente do Paraná

Também foi eleita a delegação que representará o estado na etapa nacional.

Os debates foram organizados em cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica e governança e educação ambiental.

Entre as propostas priorizadas estão o mapeamento e proteção de áreas vulneráveis, criação de fundos para emergências climáticas, incentivos para a transição para uma economia de baixo carbono, fortalecimento da educação ambiental, ampliação da infraestrutura verde e da mobilidade acessível e estímulo a práticas agrícolas sustentáveis.

Outras participações importantes: 

– 06/03: Reunião do Comitê Executivo do Diálogo Florestal, com preparativos para o Encontro Nacional em comemoração aos 20 anos da iniciativa;  

– 10/03: 20ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica Litorânea;  

– 11/03: 1º Encontro Anual de 2025 do Fórum Florestal PR/SC, com discussões sobre escopo de atuação e prioridades;  

– 15/03: Reunião mensal da Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Positivo; 

– 26/03: Reunião da Câmara Técnica de Biodiversidade (CTBio) do CEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente.  

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Restauração no Alto Paraná avança, mas queimadas ameaçam áreas recuperadas

Estamos restaurando áreas estratégicas na ecorregião do Alto Paraná pelo projeto Reconecta Alto Paraná – Restaurando corredores e unindo pessoas, com o objetivo de recuperar ecossistemas degradados e fortalecer a conectividade entre fragmentos florestais para manutenção de corredores de biodiversidade. O projeto é realizado pelo Mater Natura em parceria técnico-financeira com o WWF-Brasil, com apoio

Rolar para cima