27 de maio de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
Como parte da Semana Nacional da Mata Atlântica – 2021, foi realizada no dia 25 de maio a 17ª Assembleia Geral da Rede das Organizações Não Governamentais da Mata Atlântica (RMA), utilizando-se de plataforma digital. Os itens da pauta foram direcionados especialmente à prestação de contas das atividades da Rede no período maio 2019-2021.
Neste sentido, foi lido e aprovado o Relatório de Atividades da gestão da RMA que ora se finda; assim como detalhado o balanço e balancetes do período, seguido da leitura da Ata e do Parecer do Conselho Fiscal sugerindo a aprovação das contas da Rede, a qual foi aprovada por unanimidade das ONGs afiliadas presentes na Assembleia.
A Assembleia também apreciou e homologou o relatório do Comitê Eleitoral que conduziu o processo eleitoral para o preenchimento das 12 vagas, entre titulares e suplentes, para o Conselho Nacional de Coordenação da RMA, sendo quatro delas por região geográfica (Nordeste, Sudeste e Sul) abrangida no bioma Mata Atlântica. Dentre as 12 ONGs eleitas, foram escolhidos os Coordenadores Geral e o Institucional da Rede para o triênio 2021-2024.
O Mater Natura participa da RMA desde sua fundação que ocorreu durante a Eco-92, tendo participado de suas instâncias deliberativas em várias gestões. E na presente eleição fomos reconduzidos por votação de seus pares para o Conselho de Coordenação Nacional (pela Região Sul) e, também, para a Coordenação Institucional, na figura de nosso vice-presidente Adriano Wild.
A Assembleia Geral também aprovou a filiação de cinco novas ONGs, ampliando para 154 o número de instituições integrantes do coletivo.