31 de maio de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
O Mater Natura, em parceria com a Sociedade Chauá, finalizou a consultoria contratada pelo WWF-Brasil para a elaboração da lista das espécies da fauna e flora “CR Lacunas”, a qual subsidiará a delimitação do Território 19 (Paraná/São Paulo) do Programa Nacional de Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção – GEF Pró-Espécies, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Como marco final do trabalho, os produtos construídos ao longo da consultoria foram apresentados e aprovados por uma equipe de especialistas na Reunião Preparatória para a Elaboração do Plano de Ação Territorial (PAT) Território 19 – Paraná/São Paulo. A reunião ocorreu entre os dias 6 a 9 de abril, por meio de plataforma digital, e contou com a participação dos técnicos Peterson T. Leivas (Mater Natura – Fauna) e André Sampaio (Sociedade Chauá – Flora).
Reunião Preparatória para a Elaboração do Plano de Ação Territorial (PAT) Território 19 – Paraná/São Paulo.
O Território 19 engloba áreas dos Estados do Paraná e de São Paulo, abrangendo 64 municípios, totalizando 2.171.104,98 hectares, porém, para trazer maiores subsídios ainda se considerou um buffer de 50 km no entorno, o que totalizou 330 municípios.
Durante a execução do projeto foram desenvolvidos os seguintes produtos:
1- Elaboração de uma base de dados de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção e com Dados Deficientes (DD) em escala nacional e federal unificada para os Estados do Paraná e São Paulo. A base de dados desse produto finalizou-se com 3.940 espécies da flora e a presença potencial de 2.313 espécies da fauna.
2- Elaboração de base de dados de espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção e com Dados Deficientes (DD) com registros de ocorrência potencial no Território 19 (dados filtrados essencialmente por municípios).
3- Elaboração de base de dados de espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção e com Dados Deficientes (DD) com pontos de ocorrência georreferenciados no Território 19.
4- Relatório Final com descrição sintetizada de resultados e metodologia.
A base de dados composta foi desenvolvida para ser utilizada dentro do objetivo de se descobrir espécies ameaçadas (em especial Criticamente em Perigo – CR) presentes no Território 19 que possuem risco maiores de extinção por não se localizarem em Unidades de Conservação ou não estarem presentes em Planos de Ações Nacionais de Conservação (PAN).