27 de fevereiro de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
Nosso projeto “Anfíbios micro endêmicos: execução de ações do plano de ação nacional de conservação de espécies ameaçadas de extinção e estratégias para a conservação” foi iniciado em setembro de 2018, sendo que sua execução vai se estender até agosto de 2021. Ele tem como objetivo o estudo das 28 espécies do gênero Cycloramphus, de forma a mapear suas áreas de ocorrência e sugerir ações para sua conservação.
Durante os meses de dezembro de 2019 e janeiro e fevereiro de 2020 a equipe do projeto, realizou atividades de campo em aproximadamente 50 localidades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Durante essas atividades, foram feitas a busca ativa das espécies do gênero contempladas no projeto e, a coleta de amostras biológicas como solo e água, para realizar as análises de DNA ambiental “Environmental DNA”. Essa é uma ferramenta inovadora que é considerada expoente nos estudos de conservação pois, permite detectar a presença de espécies que são dificilmente detectadas pelas metodologias tradicionais. Esse fato, permite identificar a ocorrência de uma ou mais espécies em uma determinada área, conhecimento fundamental para a avaliação do status de ameaça de uma espécie.
Nos próximos meses, serão realizadas as análises laboratoriais e com os resultados das análises objetiva-se determinar a área de ocorrência das espécies o que, permite a tomada de ações em prol da conservação das espécies contempladas pelo projeto.