26 de Maio de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
No início do mês de maio o Mater Natura recebeu a notícia de que estava entre os vencedores do 26º Prêmio Expressão de Ecologia. O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro – Eco 92.
O objetivo da criação desta premiação era divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar outras a fazerem o mesmo. Ao longo dos anos o Prêmio Expressão de Ecologia se tornou a maior premiação ambiental do Sul e de maior longevidade no país, com a participação de 2.756 cases inscritos das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades da região durante esses 26 anos.
Esta é a terceira vez que o Mater Natura conquista esta premiação! A primeira foi em 2008, na 16ª edição do Prêmio, pelo projeto “Ecolista – Cadastro Nacional de Instituições Ambientalistas”, depois em 2015 na sua 22ª edição com o “Projeto ConBio: capacitação para conservação da Mata Atlântica”.
E, neste ano foi por meio do projeto “Desvendando a biodiversidade de anfíbios anuros da Mata Atlântica do Paraná e Santa Catarina”, que relata os estudos e projetos realizados para a conservação da diversidade destes animais na Mata Atlântica e que resultaram na descoberta de 21 novas espécies de sapinhos. Os pesquisadores responsáveis por estes estudos são: Luiz Fernando Ribeiro, Marcio Pie, Marcos Bornschein e Peterson Leivas; sendo que quatro dos estudos realizados foram patrocinados pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Nesta edição haviam 113 projetos inscritos e houve 23 vencedores.
Em nosso Relatório de Atividades (1983-2018) é possível conhecer as 26 espécies de animais do bioma Mata Atlântica em que pesquisadores associados ao Mater Natura participaram da sua descoberta ou descrição, clique aqui e conheça! (A partir da página 26).
E aqui pode-se visualizar todos os prêmios concedidos ao Mater Natura em reconhecimento aos 35 anos de trabalho da instituição, período em que vem contribuindo para a conservação da diversidade cultural e biológica do bioma Mata Atlântica.