12 de Janeiro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL) foi criado em maio de 2001, na Serra do Mar paranaense. Iniciado em 2006 e 2007, ações como o processo de implantação do Conselho Consultivo do Parque, as adequações do seu Plano de Ação e Regimento Interno, bem como os projetos de capacitações realizados ao longo de sua existência, contaram sempre com a colaboração das instituições do terceiro setor que fazem parte do Conselho, principalmente do Mater Natura.
Desde abril de 2016, a Educadora Ambiental Renata Garrett Padilha, técnica do Mater Natura, e os gestores dos Parques Nacionais de Saint-Hilaire/Lange e Guaricana (ambos vinculados ao ICMBio), da APA Estadual de Guaratuba e do Parque Estadual Boguaçu (vinculados ao Instituto Ambiental do Paraná – IAP), trabalham juntos em um projeto de integração dos conselhos gestores destas quatro unidades de conservação. Especificamente, para o PNSHL, este processo resultou na reestruturação do seu Conselho, focado na análise e caracterização do uso do território da Unidade de Conservação (UC), em 2017.
Com a posse dos novos conselheiros, no início de 2018, houve a necessidade de qualificá-los para o desenvolvimento de suas atividades no Conselho, familiarizando-os com o processo de gestão da UC. Para tanto, foi elaborado um Ciclo de Oficinas de Qualificação do Conselho Gestor do PNSHL, que propiciasse o empoderamento dos novos conselheiros para estimular o envolvimento e participação, a fim de identificar estratégias de gestão conjunta com as representações do Conselho.
O Ciclo contou com cinco oficinas, ao longo do ano de 2018, para qualificação dos conselheiros e elaboração de instrumentos de gestão do Conselho Consultivo e da UC, através de palestras, exposições dialogadas e trabalhos em grupos, resultando na adequação do atual Regimento Interno, elaboração do Plano de Ação do Conselho e na criação das Câmaras Temáticas (CT) Plano de Manejo e Uso Público.
O Conselho pretende dar andamento no seu Plano de Ação, focando em três temas escolhidos como prioritários até 2020: (I) Plano de Manejo; (II) Uso Público; (III) Comunicação e Educação Ambiental. Para 2019, a CT Plano de Manejo irá desenvolver o Guia do Participante, dando início ao primeiro passo da elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, que deverá ser finalizado até 2020, de acordo com a gestão da Unidade e os interesses do Conselho.
Abaixo as fotos das oficinas.