Seminário em SC debate restauração da Mata Atlântica e manejo de taquarais

Compartilhe esse conteúdo

Projeto Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica se reúne com especialistas para discutir técnicas de controle da taquara e recuperação de florestas degradadas.

Profissionais durante o Seminário sobre Hiperdominância da Taquara em Rio Negrinho, Santa Catarina, debatendo estratégias de restauração da Mata Atlântica. FOTO: Mater Natura.

A taquara, espécie de bambu que se proliferou em excesso em muitas áreas da Mata Atlântica, tem se tornado um desafio crescente para a restauração de florestas no sul do país. Em Rio Negrinho, Santa Catarina, pesquisadores e técnicos reuniram-se para compartilhar experiências e discutir estratégias de manejo que permitam recuperar a biodiversidade da Floresta Ombrófila Mista, transformando áreas dominadas pela planta em ecossistemas equilibrados e produtivos.

O projeto “Paisagens Conversas”, executado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais e financiado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), conta com parceiros estratégicos, como a Sociedade Chauá, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e o Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental. A coordenação geral é de Paulo Pizzi, e a atuação técnica do Mater Natura foi representada no seminário pelos técnicos César Tavares e Ana Paula Silva.

Manejo da taquara: desafios e soluções

Entre os dias 8 e 9 de outubro, o Seminário sobre Hiperdominância da Taquara e Técnicas de Manejo e Controle na Recuperação da Floresta Ombrófila Mista, promovido pela Associação Estadual de Cooperação Agrícola (AESCA), reuniu especialistas para debater estratégias de recuperação de áreas degradadas. O evento integrou projetos vinculados ao Chamamento Público nº 02/2018 do Ibama e permitiu o intercâmbio entre instituições públicas e privadas que atuam na restauração ecológica.

O Engenheiro Florestal Dr. André Eduardo Biscaia de Lacerda e o Técnico Florestal da Embrapa, Arnaldo Soares, apresentaram um estudo de 18 anos sobre conversão de taquarais em sistemas florestais equilibrados, mostrando que áreas dominadas pela taquara podem se tornar habitats mais diversos e produtivos com manejo adequado. Para César Tavares, coordenador técnico do Mater Natura, “o encontro permitiu aprofundar o diálogo sobre práticas de restauração, ampliando a capacidade de transformar áreas dominadas por taquara em ecossistemas produtivos e biodiversos”.

Cooperação entre instituições fortalece a restauração

O seminário também destacou a importância da articulação entre órgãos ambientais, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil. Ana Paula Silva afirma que “sem a troca de informações entre parceiros, muitas técnicas não se consolidariam no campo, e os resultados seriam mais lentos”. A participação conjunta do Ibama, AESCA, CERTI, Centro VIANEI, Apremavi e Embrapa exemplifica como parcerias estratégicas são fundamentais para o sucesso de projetos de restauração ecológica.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biodiversidade

Sapo menor que a ponta de um lápis é descoberto em montanha de Santa Catarina

Registro reforça a relevância da Mata Atlântica e o protagonismo de pesquisadores do Mater Natura na descrição de espécies raras e endêmicas Brachycephalus lulai, espécie entre 8 e 13,4 mm encontrada no topo da Serra do Mar. FOTO: Luiz Fernando Ribeiro/Mater Natura. O topo úmido e frio de uma montanha da Serra do Mar, em

Notícias

Encontro do Meio integra Unidades de Conservação e comunidade na etapa central do Projeto Diálogo UC

Representantes das seis UCs do território da APA de Guaratuba e da Comunidade Mundo Novo do Saquarema se reuniram para revisar avanços, alinhar estratégias e fortalecer a gestão participativa do território. Participantes das seis Unidades de Conservação e da Comunidade Mundo Novo do Saquarema durante o Encontro do Meio, etapa central do Projeto Diálogo UC.

Rolar para cima