Mater Natura participa de encontro técnico sobre restauração ecológica promovido pelo IBAMA

Compartilhe esse conteúdo

Nos dias 24 e 25 de junho de 2025, participamos da 8ª Reunião das Instituições Executoras do Chamamento Público nº 02/2018 do IBAMA, realizada no município de Abelardo Luz, em Santa Catarina. O encontro reuniu representantes das instituições responsáveis pela execução dos cinco projetos de restauração ecológica selecionados por meio deste edital nacional: a Apremavi, Fundação Certi, AESCA, Avitecs e o Mater Natura – que realiza o projeto Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica.

A equipe do Mater Natura esteve presente presencialmente e também de forma remota durante as atividades do evento, que teve como objetivo promover o alinhamento técnico, apresentar os avanços dos projetos e fomentar o debate coletivo sobre os desafios e indicadores para avaliação dos resultados.

Participantes da 8ª Reunião das Instituições Executoras do Chamamento Público nº 02/2018 do IBAMA, realizada no município de Abelardo Luz, em Santa Catarina – Foto: Carolina Schaffer

Diálogos e trocas para o avanço da restauração

No primeiro dia, as instituições executoras apresentaram o andamento de seus projetos, com destaque para o Projeto +Floresta, desenvolvido pela Apremavi, instituição anfitriã do encontro. A programação incluiu ainda um seminário técnico sobre indicadores ambientais, conduzido pela equipe do IBAMA, seguido por uma rodada de debates entre os participantes. No período da tarde, os representantes visitaram uma Unidade de Implantação da Terra Indígena Toldo Imbu, uma das áreas do Projeto +Floresta.

Já no segundo dia, o grupo realizou uma visita técnica ao Projeto de Assentamento Maria Silverston, onde acompanharam in loco as ações de restauração ecológica em áreas de reserva legal e participaram do plantio simbólico de mudas de xaxim-bugio (Dicksonia sellowiana), uma espécie ameaçada de extinção e foco de pesquisas experimentais no projeto.

Paisagens Conversas

O Mater Natura é responsável pela execução do projeto Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica, que atua com foco na restauração da vegetação nativa em três municípios de Santa Catarina. A proposta combina pesquisa, planejamento, capacitação técnica e implementação de ações práticas em campo, fortalecendo a conectividade da paisagem, a proteção da biodiversidade e a resiliência dos ecossistemas frente às mudanças climáticas.

A participação no encontro promovido pelo IBAMA reforça o compromisso do Mater Natura com a troca de saberes e a construção coletiva de soluções para a recuperação dos ecossistemas brasileiros.

Com informações da Apremavi. Fotografias: Carolina Schaffer.

Confira mais fotos:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

RPPN Encontro das Águas revela surpreendente riqueza de biodiversidade em Paranaguá

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Encontro das Águas, localizada no município de Paranaguá, tem se consolidado como um verdadeiro refúgio da biodiversidade no litoral paranaense. Entre 2024 e 2025, a área passou por um extenso inventário biológico que revelou uma grande variedade de espécies da flora, fauna e funga, reforçando a importância da

Rolar para cima