Curso de Capacitação em Gestão Participativa reúne atores estratégicos do território da APA de Guaratuba

Compartilhe esse conteúdo

Nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2025, o projeto Diálogo UC: Fortalecimento da Gestão Participativa das Unidades de Conservação do Território da APA de Guaratuba realizou o Curso de Capacitação em Gestão Participativa, no Mata Atlântica Park Hotel, reunindo representantes de conselhos gestores, comunidades tradicionais, órgãos públicos e demais atores envolvidos na conservação das Unidades de Conservação (UCs) do Território da APA de Guaratuba.

A atividade marcou o início do processo formativo do projeto, que é executado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais com financiamento do Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná (TAJ Litoral do Paraná). O curso teve como objetivo fortalecer a atuação das lideranças locais e ampliar a compreensão sobre ferramentas de participação social, incentivando processos mais participativos e o protagonismo de conselheiros e representantes da sociedade civil nas tomadas de decisão relativas à gestão das Unidades de Conservação (UCs).

Durante os dois dias de programação, os participantes vivenciaram momentos de formação teórica e prática, com atividades que abordaram temas como comunicação não-violenta, papel dos conselhos gestores, casos de sucesso em participação social relacionados a UCs, ferramentas participativas e a elaboração dos planos de intervenção. Além disso, houve diversos momentos de confraternização, reforçando os vínculos entre os diferentes atores do território.

Os participantes foram indicados por seu engajamento e potencial para atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. A formação visa subsidiar a construção de Planos de Intervenção, Monitoramento e Avaliação, que tiveram a elaboração iniciada para cada uma das seis UCs atendidas pelo projeto e para uma comunidade local (Mundo Novo do Saquarema), considerando os desafios e prioridades identificados nos diagnósticos participativos já realizados.

O projeto Diálogo UC tem como premissa a promoção de uma educação ambiental crítica e transformadora, contribuindo para fortalecer a governança territorial, estimular o senso de pertencimento às UCs e fomentar a corresponsabilidade pela conservação da biodiversidade da Mata Atlântica no litoral paranaense.

Após a capacitação, se inicia a etapa de execução prática dos Planos de Intervenção, com recursos destinados para ações específicas nos territórios. Está previsto também um evento final de socialização e avaliação para março de 2026.

O projeto Diálogo UC é financiado pelo Programa Biodiversidade Litoral do Paraná com recursos do Termo de Acordo Judicial celebrado entre o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Paraná e a Petrobras, sob interveniência do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio), no âmbito do processo de Cumprimento de Sentença no 5001337- 92.2012.4.04.7008, provenientes das Ações Civis Públicas 0000041-91.2010.404.7008 (PR) e no 200270080002601, movidas pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná e pelo MPPR e MPF, respectivamente, em face de Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Confira eventos, reuniões e atividades do Mater Natura de maio e junho

Os meses de maio e junho foram marcados por uma intensa agenda de participação institucional, articulação política, eventos técnicos e atividades de divulgação científica.  Semana do Meio Ambiente: debates, conexões e mobilização pela conservação Entre os destaques da programação, estivemos na UCBio – Conferência Nacional de Unidades de Conservação para Biodiversidade, realizada de 7 a

Notícias

Mutirão retira 1,6 tonelada de resíduos da baía de Antonina e mobiliza comunidade em defesa dos manguezais

Participamos do 4º Mutirão de Limpeza da Baía de Antonina, realizado no dia 28 de maio, em uma grande mobilização que reuniu pescadores, voluntários, instituições públicas, organizações da sociedade civil, empresas e moradores em prol da conservação de um dos mais importantes ecossistemas do litoral paranaense. A ação foi organizada pela Prefeitura de Antonina, por

Rolar para cima