Projeto inicia ações para fortalecer a gestão de Unidades de Conservação no litoral do Paraná

Compartilhe esse conteúdo

O projeto “Diálogo UC: Fortalecimento da Gestão Participativa das Unidades de Conservação do Território da APA de Guaratuba” iniciou em janeiro o mapeamento de atores estratégicos de Unidades de Conservação (UCs) do litoral sul do Paraná, no território da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba. 

Vista aérea do território da APA de Guaratuba – foto: Edgar Fernandes 

O projeto é realizado pelo Mater Natura com financiamento do Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná (TAJ Litoral do Paraná), e visa consolidar a gestão participativa para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável no litoral paranaense.

Nesta primeira etapa, após o mapeamento inicial será realizada uma Oficina Estruturante de Planejamento Participativo, para mobilizar os atores locais, escutar ativamente as demandas e diagnosticar a situação das UCs, para definir as diretrizes para as próximas ações. 

Mapa do território da APA de Guaratuba com a delimitação das UCs abrangidas pelo projeto

Além do planejamento das primeiras ações, identificação de atores, desenvolvimento de um questionário a partir de uma metodologia específica e contatos iniciais, uma reunião de trabalho com atores estratégicos foi realizada no dia 31 de janeiro, na Secretaria de Cultura e Turismo de Guaratuba. O objetivo foi identificar percepções, estreitar conexões, consolidar o engajamento, compartilhar desafios, mapear os sujeitos da ação educativa e planejar os próximos passos de forma participativa.

Reunião de trabalho com atores estratégicos para diagnóstico e planejamento participativo das ações do projeto

O projeto tem como objetivo fortalecer a governança ambiental das Unidades de Conservação da APA de Guaratuba, promovendo uma maior participação das comunidades e instituições locais na gestão dessas áreas protegidas. Além de capacitar lideranças, o “Diálogo UC” desenvolverá e implementará planos de intervenção específicos para as seis UCs do território da APA de Guaratuba, além de uma proposta piloto a ser realizada em parceria com uma comunidade local.

A proposta soma-se ao trabalho da Rede PPPEA Guaratuba, que acompanha as ações do Projeto Político-Pedagógico Mediado pela Educação Ambiental (PPPEA) da APA de Guaratuba, uma importante base para o fortalecimento da governança territorial na região. A continuidade das ações será acompanhada pela rede, fortalecendo os princípios de gestão ambiental pública participativa voltada à conservação ambiental em conjunto com o desenvolvimento territorial sustentável. 

O “Diálogo UC” é financiado com recursos do Termo de Acordo Judicial celebrado entre o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Paraná e a Petrobras, com a interveniência do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no âmbito do processo de  Cumprimento de Sentença nº 5001337-92.2012.4.04.7008, provenientes das Ações Civis Públicas 0000041-91.2010.404.7008 (PR) e nº 200270080002601, movidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) e Ministério Público Federal (MPF), respectivamente, em face da Petrobras – Petróleo Brasileiro S/A.

Para mais informações, acesse: https://maternatura.org.br/nossas-acoes/projetos/dialogo-uc-fortalecimento-da-gestao-participativa-das-unidades-de-conservacao-do-territorio-da-apa-de-guaratuba/ 

Fotos da reunião de trabalho com atores estratégicos realizada dia 31/01/2025:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Bosque do Complexo Pequeno Príncipe ganha diretrizes para uso sustentável

Em dezembro de 2024, o Mater Natura concluiu um projeto voltado à estruturação do uso do Bosque do Complexo Pequeno Príncipe, localizado no bairro Bacacheri, em Curitiba/PR. O principal resultado desse trabalho foi a publicação do Manual do Uso do Bosque, documento que estabelece diretrizes e normativas para o planejamento e funcionamento adequado da área.

Notícias

Mater Natura participa da organização da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente

O Mater Natura faz parte do Comitê Organizador Estadual (COE) para o planejamento e organização da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, que acontecerá nos dias 12 e 13 de março de 2025, na Expo Barigui, em Curitiba/PR.  No dia 15 de janeiro, participamos da terceira reunião do COE, que teve entre os principais pontos

Rolar para cima