No mês em que completamos 41 anos de fundação do Mater Natura, recebemos a gratificante notícia do Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná – Programa TAJ Litoral do Paraná, gerenciado pelo Funbio, sobre a aprovação de um novo projeto do Instituto. Denominado “Reservas Particulares do Lagamar Paranaense – Fase II“, tem por objetivo oferecer apoio à criação e implementação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Litoral do Paraná.
Porto de Cima, Morretes – Foto: Raphael Serafim da Luz/Acervo Mater Natura
A nova proposta dará continuidade à primeira primeira fase do projeto, iniciada em setembro de 2023 e que está beneficiando três RPPNs localizadas em Antonina, Morretes e Paranaguá através da elaboração de seus planos de manejo e da instalação da sinalização demarcatória e informativa, visando ampliar a proteção das reservas e sua comunicação com visitantes e moradores locais.
Com o novo recurso, por meio da Chamada de Projetos 13/2024 – Criação e Consolidação de RPPNs, a Fase II irá atuar na criação de uma nova RPPN com cerca de 16 hectares no município de Morretes, localizada entre o Parque Estadual Pico do Marumbi, o Parque Estadual Graciosa e a RPPN Graciosa, ampliando os esforços de conectividade entre unidades de conservação do Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar.
Local onde será realizado o estudo técnico arquitetônico para complexo de infraestrutura de apoio à pesquisa e uso público, na RPPN Encontro das Águas – Foto: Acervo Mater Natura
Ponte e estrada de acesso à RPPN Encontro das Águas, que receberão manutenção do projeto – Foto: Acervo Mater Natura
Após a formalização de contrato entre o Mater Natura e o Funbio, a previsão é que o projeto tenha início no mês de outubro, com duração de 24 meses. Acompanhe os resultados de sua execução neste Informativo, em nosso site e redes sociais.