Mater Natura é eleito para nova gestão do Conselho de coordenação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Compartilhe esse conteúdo

O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica é um movimento que iniciou suas atividades em abril de 2009, na ocasião, representantes de instituições de diferentes esferas se reuniram para formar um movimento comprometido com as pautas relacionadas à restauração de ecossistemas.

O Pacto atua como catalisador de ações para restauração florestal nos 17 estados que abrigam o bioma a Mata Atlântica, tendo sua estratégia definida pelo Conselho de Coordenação, segundo as prioridades de cada período. Atualmente, o movimento prioriza a atuação em três linhas principais: Territórios Certificados, Comunicação e Capacitação e Monitoramento Multidimensional.

Unidades Regionais representantes do Pacto nos seus respectivos estados

A cada dois anos, o conselho de coordenação passa por uma nova eleição, neste ano de 2023, aconteceu a votação para o período 2023-2024 e nossa instituição foi eleita mais uma vez, sendo que o Mater Natura participa do Conselho desde a formação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, em 2009. A função do conselho de coordenação é de estabelecer normas, regras, princípios e políticas para a gestão e operacionalização do movimento, sendo composto de forma proporcional entre os diversos setores que o integram – empresas, governo, centros de pesquisa, associações não-governamentais e associações e colegiados.

Além do conselho de coordenação, a estrutura do Pacto é formada por um coordenador nacional, vice-coordenador, secretaria executiva, unidades regionais (UR) e grupos de trabalho. O Mater Natura também é a UR do Pacto no Paraná.

Há 13 anos o Mater Natura iniciou os trabalhos de restauração ecológica em suas linhas de atuação, com dois projetos concluídos com o apoio financeiro via editais do BNDES. Atualmente, temos trabalhos em execução apoiados pelo Funbio / MMA / Cooperação Alemã, o WWF-Brasil e a Petrobras Socioambiental, visando a restauração ecológica na região do lagamar paranaense e na bacia do Alto Paraná. Nos próximos meses vamos iniciar projeto aprovado em edital da Cargill visando atuar na restauração ecológica em Unidades de Conservação do relicto do Cerrado paranaense.

A instituição agradece os votos de confiança e seguirá a linha de contribuição para as ações do Pacto e cumprimento de suas metas.

Participantes de reunião virtual do Fórum Florestal PR e SC realizada em 11/08/2022Composição do Conselho de Coordenação do Pacto eleitos para a gestão 2023-2024

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima