“Diálogo UC” realiza segunda etapa de curso de gestão participativa para UCs do território da APA de Guaratuba

Compartilhe esse conteúdo

No dia 31 de julho, o projeto Diálogo UC – Fortalecimento da Gestão Participativa das Unidades de Conservação do Território da APA de Guaratuba realizou a segunda etapa do Curso de Capacitação em Gestão Participativa, na comunidade Mundo Novo do Saquarema, em Morretes (PR), no espaço do Sítios Brigitte. 

O projeto é executado pelo Mater Natura e financiado pelo Programa Biodiversidade Litoral do Paraná com recursos do Termo de Acordo Judicial celebrado entre o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Paraná e a Petrobras, sob interveniência do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O encontro reuniu representantes dos sete Grupos de Trabalho Territoriais formados na etapa anterior, com o objetivo de aprimorar e finalizar os Planos de Intervenção elaborados para seis Unidades de Conservação (UCs) do território da APA de Guaratuba e a comunidade Mundo Novo do Saquarema. 

Cada grupo apresentou sua proposta para os demais participantes, que puderam contribuir com sugestões, para uma construção mais coletiva, plural e colaborativa. A programação contou ainda com dinâmicas de integração e a construção de estratégias de implementação dos planos. 

Estudantes do curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), integrantes do grupo de extensão Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP), participaram das apresentações dos planos e, no início da tarde, apresentaram projetos que realizam com foco em comunicação popular e educomunicação, com o objetivo de trazer exemplos de práticas e reflexões sobre como a comunicação pode contribuir para a gestão participativa e o fortalecimento de comunidades.

O curso é parte de um processo formativo mais amplo, que visa qualificar e fortalecer a atuação dos conselhos gestores das UCs, promovendo o protagonismo dos diversos atores sociais e estimulando o sentimento de pertencimento e corresponsabilidade pela conservação da Mata Atlântica no litoral do Paraná.

O projeto Diálogo UC é financiado pelo Programa Biodiversidade Litoral do Paraná com recursos do Termo de Acordo Judicial celebrado entre o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Paraná e a Petrobras, sob interveniência do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio), no âmbito do processo de Cumprimento de Sentença no 5001337- 92.2012.4.04.7008, provenientes das Ações Civis Públicas 0000041-91.2010.404.7008 (PR) e no 200270080002601, movidas pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná e pelo MPPR e MPF, respectivamente, em face de Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras.

Confira mais fotos do curso!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Câmeras no alto das árvores para observar animais que comem e dispersam sementes

Projeto monitora comportamento da fauna dispersora de sementes no litoral do Paraná  Uma das ações em destaque do projeto “Estudos da Restauração – Pesquisa, Estruturação e Planejamento” é o monitoramento da frugivoria em árvores raras e ameaçadas de extinção, como forma de compreender as interações entre fauna e flora e subsidiar estratégias de conservação. Com

Notícias

VETA TUDO, LULA! Mobilização contra o PL da Devastação

No último sábado (2 de agosto), Curitiba e, ao menos, outras 34 cidades brasileiras se uniram em protesto contra o Projeto de Lei 2159/2021, o chamado PL da Devastação, aprovado pelo Congresso Nacional na madrugada do dia 17 de julho. A proposta representa um grave retrocesso na política ambiental brasileira, ameaçando biomas, comunidades tradicionais, a

Rolar para cima