Planejamento Estratégico 2026-2030 Mater Natura: um processo participativo

Compartilhe esse conteúdo

Ao longo de 2025, nos dedicamos à construção do nosso Planejamento Estratégico – 2026-2030. Esse processo marcou um momento de reflexão profunda e coletiva sobre nossa missão de conservar a biodiversidade, e de como alinhar mais nossas ações para responder aos desafios socioambientais presentes e futuros.

A jornada teve entrevistas, questionários, reuniões preparatórias e grupos de trabalho temáticos, envolvendo associados em torno de nossas principais linhas de atuação: estudos técnicos e científicos, conservação da biodiversidade, governança e advocacy, educação ambiental, restauração de ecossistemas e uso sustentável. Todo esse processo foi consolidado em uma oficina imersiva presencial, realizada  em setembro, que reuniu 26 profissionais da instituição em dois dias de intensa troca de ideias, sob a facilitação da consultoria Lanterna Lab.

Na oficina, revisitamos nossa história e conquistas, refletimos sobre os desafios atuais e projetamos a visão de futuro para 2030. O resultado foi a consolidação do nosso propósito e da nossa visão para 2030, que consolida o Mater Natura como uma instituição de referência na conservação da Mata Atlântica, inovadora, transparente, estável e com impactos socioambientais positivos.

Foram definidos eixos estratégicos que guiarão nossas ações nos próximos cinco anos. Esses objetivos serão o alicerce para consolidar nossa governança, ampliar o alcance dos nossos projetos e programas e garantir uma atuação consistente junto a parceiros, comunidades, financiadores e toda a sociedade.

O planejamento estratégico e nosso novo Programa de Ética e Integridade (compliance) devem ser concluídos até o final deste ano, com aprovação em assembleia, para implementação a partir de 2026. Seguimos conectados, olhando para o futuro com clareza e alinhamento, mantendo sempre a força de nossas raízes: a defesa da biodiversidade e a construção de caminhos coletivos para a conservação.

Confira um pouco de como foi esse processo na galeria a seguir e nas nossas redes sociais.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biodiversidade

Sapo menor que a ponta de um lápis é descoberto em montanha de Santa Catarina

Registro reforça a relevância da Mata Atlântica e o protagonismo de pesquisadores do Mater Natura na descrição de espécies raras e endêmicas Brachycephalus lulai, espécie entre 8 e 13,4 mm encontrada no topo da Serra do Mar. FOTO: Luiz Fernando Ribeiro/Mater Natura. O topo úmido e frio de uma montanha da Serra do Mar, em

Notícias

Encontro do Meio integra Unidades de Conservação e comunidade na etapa central do Projeto Diálogo UC

Representantes das seis UCs do território da APA de Guaratuba e da Comunidade Mundo Novo do Saquarema se reuniram para revisar avanços, alinhar estratégias e fortalecer a gestão participativa do território. Participantes das seis Unidades de Conservação e da Comunidade Mundo Novo do Saquarema durante o Encontro do Meio, etapa central do Projeto Diálogo UC.

Rolar para cima