Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS

Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (financiador) – Em outubro de 1953, com a edição da Lei nº 2.004, a constituição da Petrobras foi autorizada com o objetivo de executar as atividades do setor petróleo no Brasil em nome da União. A Petrobras é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União). É, portanto, uma empresa estatal de economia mista. Com sede no Rio de Janeiro, opera atualmente em 25 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados.

Sobre a parceria – A parceria entre a Petrobras e o Mater Natura teve início no contexto do Programa De Olho no Ambiente como uma proposta de desenvolvimento sustentável para apoiar as comunidades de baixa inclusão social que estão localizadas nas áreas de influência da Petrobras. O programa auxilia na construção das Agendas 21 Comunitárias, e abrange 352 comunidades, situadas em 144 municípios de 14 Estados brasileiros, envolvendo 16 Unidades de Negócios da Petrobras envolvidas em parceria com 15 ONGs.
No Paraná, nossa OSCIP foi selecionada pela Petrobras para ser a ONG parceira deste programa. A primeira fase do Projeto De Olho no Ambiente, foi executada pelo Mater Natura durante os meses de janeiro e fevereiro de 2004, no município de Matinhos, litoral do Paraná, com o objetivo de identificar – com a participação de comunidades litorâneas e veranistas – os principais problemas de saneamento básico e conservação ambiental e suas respectivas soluções. Neste período, aproximadamente 9.000 visitantes participaram de atividades educativas, culturais e recreativas em estande do Mater Natura e Petrobras montado no balneário Flamingo.
A segunda fase do projeto, denominada De Olho no Ambiente – Construindo a Agenda 21 Local de Comunidades, foi realizada pelo Mater Natura entre abril de 2006 e dezembro de 2007, período em que contribuímos para que 16 comunidades situadas nos municípios paranaenses de Araucária, Paranaguá, Matinhos e São Mateus do Sul construíssem suas Agendas 21.
Uma terceira parceria foi firmada com a Petrobras, em 2005, para a elaboração da terceira edição da ECOLISTA – Cadastro Nacional de Instituições Ambientalistas, agora em meio digital, consistindo em uma site (www.ecolista.org.br), atualmente desativado, que propiciava que as instituições ambientalistas brasileiras que trabalham com o meio ambiente pudessem efetuar seu cadastramento, atualizar e acessar seus dados a qualquer momento, com autosuficência.
Outra parceria foi estabelecia entre 2012 a 2014 com o Programa Petrobras Agenda 21 Comunitária (PPA-21), estabelecido para dar continuidade ao projeto De Olho no Ambiente.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima